Fugas - Vinhos

  • Rui Farinha/NFactos
  • Rui Farinha/NFactos
  • Patrícia Martins
  • Patrícia Martins
  • Nelson Garrido
  • Patrícia Martins
  • Rui Farinha/NFactos

Continuação: página 7 de 7

Como se vende vinho português? Mostrando Portugal

Cambridge Ice quer descomplicar o vinho do Porto

Uma das grandes apostas da Lusovini este ano é o lançamento do Cambridge Ice, um Porto branco para tomar com gelo e que resulta de uma parceria com as caves Andresen, do Porto.

A ideia partiu de um dos sócios, Carlos Moura, que defende que este é o caminho a seguir numa altura em que “os produtores de vinho do Porto estão muito aflitos, em Inglaterra as vendas estão a baixar e há uma pressão enorme”. O problema, explica, “é que os consumidores de vinho do Porto estão a morrer, porque são pessoas mais velhas”. É preciso chegar aos jovens e fazer com que o Porto deixe de consumido apenas “três vezes ao ano, no aniversário, no Natal e na passagem de ano”.

Carlos Flores, da Andresen, reconhece que o Cambridge Ice tem uma imagem diferente da dos Portos clássicos associados à casa mas “acaba por ter exactamente a mesma filosofia, só que comunicada de forma diferente”. “Aquilo que sentimos é que com toda a carga de tradição que associamos ao Porto acabamos por afastar alguns consumidores”, afirma.

Mas demorou algum tempo a chegar à fórmula certa para este Cambridge Ice. É que a água do gelo vai diluir a bebida e é preciso garantir que esta tem a quantidade suficiente de açúcar para não se tornar amarga. Foi essa “afinação” que demorou mais de um ano a fazer até chegarem ao resultado pretendido. O conceito, refere ainda Carlos Flores, é um pouco diferente do do Porto tónico, porque este “é um cocktail”, em que a água tónica é adicionada ao Porto branco. No Cambridge Ice, é só juntar o gelo e beber fresco sem mais complicações.

“Queremos que as pessoas olhem para o Porto como uma bebida que não precisa de ocasiões especiais”, reforça o responsável da Andresen. “Não pretendemos inventar nada, está tudo inventado”, conclui Carlos Moura. “O que queremos é atrair novos clientes e desmistificar o consumo do vinho do Porto.”

--%>