Fugas - restaurantes e bares

  • Chef Manuela Cerca
    Chef Manuela Cerca Manuel Roberto
  • restaurante Casas de Bragal
    restaurante Casas de Bragal Manuel Roberto
  • restaurante Casas de Bragal
    restaurante Casas de Bragal Manuel Roberto
  • restaurante Casas de Bragal
    restaurante Casas de Bragal Manuel Roberto
  • ochechas de porco preto com reducao de vinho tinto
    ochechas de porco preto com reducao de vinho tinto Manuel Roberto
  • Salada de Beterraba
    Salada de Beterraba Manuel Roberto
  • Caixinha de Cogumelos
    Caixinha de Cogumelos Manuel Roberto
  • sobremesa
    sobremesa Manuel Roberto

Menos bragal na casa, o mesmo sabor na mesa

Por Fortunato da Câmara ,

Desde os princípios do século que estava escondido nos arredores da Guarda e era um segredo apetecível de descobrir. Volvida uma década, o restaurante Casas do Bragal desceu da montanha e moveu--se ao encontro dos clientes com Coimbra no horizonte.

No início do século XXI João Bragal de Baixo era uma aldeia beirã desconhecida e abandonada. Foi por esta altura que surgiu o restaurante Casas do Bragal, dando uma segunda vida às pedras inertes que já avistavam o definhamento. A novidade foi a bóia de salvação que adiou um epílogo que parecia há muito estar escrito e seria no futuro a âncora para acrescentar outras vidas à aldeia, através do turismo rural e de actividades ligadas à natureza. Eis senão quando os proprietários Manuela Cerca e Eugénio Martins decidiram fechar portas em meados de 2011. A crise parece ter adiado o projecto, mas não lhes matou o sonho...

Felizmente, os anfitriões decidiram não chorar sobre as pedras de granito ou filosofar acerca da erosão do negócio e comandaram a vida até Coimbra, que se revelou ser uma lição a reter para fugir às agruras do destino. O restaurante Casas do Bragal reabriu em Fevereiro de 2012 para deleite dos clientes fiéis que foi alcançando durante quase uma década. Agora em morada coimbrã, numa localização estudada na cidade onde foram estudantes e que certamente lhes permite estarem mais perto de clientes do Norte e do Sul.

Igualmente alojado numa zona recôndita, tal como acontecia antes, o novo espaço fica a montante da cidade, numa urbanização de moradias que trepam encosta acima. A construção térrea com estacionamento privado e arborização em redor ajuda a criar um ambiente tranquilo que aguçará as expectativas dos estreantes mas deixará órfãos os clientes da aldeia egitaniense. As instalações de João Bragal de Baixo, além da grande qualidade geral que tinham, eram um refúgio idílico onde se podia relaxar com a simples contemplação dos cavalos num prado viçoso.

Aqui sente-se o esforço em recriar a mesma atmosfera através da criteriosa selecção musical, na biblioteca de ênfase gastronómica escolhida a dedo e nos jornais e revistas da semana. No entanto, parece que a chegada foi de supetão, com as peças do antigo éden a tentarem encaixar a custo num "fato" que anteriormente havia sido de um restaurante brasileiro de churrasco. A estética datada do edifício (sem remodelações) não incomoda. Mais visível é o desgaste das cadeiras que mobilam o amplo salão e o improviso no aparelhamento dos lavabos - aspectos que se espera que possam ser melhorados.

É que a aposta ao nível da qualidade da carta, e consequentemente de preços, mantém a bitola elevada. Pratos de caça, outros de cozinha tradicional portuguesa, ainda algumas preparações com cogumelos frescos variados e receitas de autor que ajudaram a casa a firmar créditos e que compõem um menu não muito extenso mas diversificado e que começa habitualmente com as "coisinhas boas" (5 euros).

Um conjunto de acepipes onde o pão e as azeitonas - ambos de qualidade banal - estão sempre presentes. Depois surgem diversos petiscos elaborados de acordo com o mercado e a inspiração da cozinha onde oficia Manuela Cerca, juntamente com José Teixeira Bastos. Numa das visitas havia uma agradável salada de peixe com maionese, onde se distinguiam pedacinhos de atum, uma muito boa cabeça de xara com as carnes bem temperadas dentro do vitral gelatinoso e destaque ainda para uns cogumelos marron (variedade de paris) sabiamente gratinados inteiros, sem perderem sucos nem a consistência do chapéu.

Nome
Casas do Bragal
Local
Coimbra, Santo António dos Olivais, Rua Damião de Góis - Urbanização de Tamonte
Telefone
239717814
Horarios
Domingo, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado das 12:30 às 15:30 e das 20:00 às 23:30
Cozinha
Trad. Portuguesa
Espaço para fumadores
Sim
--%>