Fugas - restaurantes e bares

Nelson Garrido

O Brasil também se vive, come e dança em Portugal

,

Enquanto do outro lado do Atlântico há um país em festa, por Lisboa e pelo Porto há espaços que prometem replicar as celebrações ao jeitinho brasileiro. A Fugas seleccionou alguns dos sítios onde se pode saborear e viver um pouco de Brasil durante a Copa.

Beber

 

Tejo Bar
No coração de Alfama, há mais fados que o lusitano. No Tejo Bar, por exemplo, o fado de qualquer um que atravesse a sua porta é uma noite descontraída, ao longo da qual é visível o ambiente de bairro potenciado pela presença frequente dos moradores das ruas circundantes. Mesmo tendo em conta o cada vez maior número de turistas a procurar aqui o divertimento. 

Entra-se acompanhado por um amigo e chega-se a meio da noite rodeado por vários — as conversas são fáceis e as tertúlias constantes. Já a música surge quase sempre de um qualquer improviso e acaba invariavelmente a escapulir-se do interior do recinto e a invadir o beco. Muito por culpa dos músicos que costumam frequentar o espaço. E, mesmo sem cartaz afixado, o mais comum é que a música espontânea depressa se transforme num concerto profissional. 

No menu não há petiscos brasileiros, mas nunca falta talento para elaborar uma esmerada caipirinha ao som de bossa nova. O bar abre das 22h às 2h, encerrando para descanso aos domingos. Há que ter em atenção que o estacionamento na zona é difícil. C.B.R.

Beco do Vigário, 1 A, Alfama, Lisboa
Facebook: www.facebook.com/pages/Tejo-Bar

 

Botequim Brasil
De segunda a quinta, abre das 7h às 19h, e é procurado essencialmente pelos lanches típicos, com destaque para a mandioca frita, a calabresa e os tradicionais pastéis de vento. A qualidade das receitas faz mesmo com que seja difícil resistir a provar apenas um dos salgadinhos propostos. Ainda durante o dia, dão cartas os sucos naturais de grande variedade: caju, cajá, graviola, cupuaçú, açaí, caldo de cana de açúcar... 

Já à sexta (das 7h às 3h) e ao sábado (das 19h às 3h), a música entra no cardápio a partir das dez da noite e compõe o ambiente que se pauta pela diversão descontraída que depressa contagia a audiência. É raro ver quem resista ao chamamento dos ritmos e se mantenha sossegado no seu canto. Sobretudo em noites em que o forró é rei. A contribuir para o ambiente informal está o serviço familiar, além dos preços simpáticos. Encerra aos domingos e o estacionamento é difícil. C.B.R.

Rua da Emenda, 100, Bairro Alto, Lisboa
Tel.: 216002765
Facebook: www.facebook.com/BotequimBrasil

 

Havana Brasil
Apresenta-se como “a melhor balada brasileira em Portugal”. Que é como quem diz que é o sítio a ir para sentir como as discotecas funcionam no Brasil.

Para lá da generalização, há sempre ritmos muito dançáveis. Não só vindos de terras de Vera Cruz como de toda a América Latina. O forró cruza-se com a salsa, o merengue balança-se com o samba, o cha-cha-cha encontra-se com a música sertaneja. Isto sem negligenciar os sons que mais marcam as pistas um pouco por todo o mundo. A miscelânia resulta numa energia imparável e a proposta é para “dançar até o sol raiar”. 

Entre os clientes há brasileiros a residirem em Portugal e portugueses, mas também muitos turistas de variadíssimas paragens de passagem por Lisboa, o que torna o ambiente bastante ecléctico. É raro o fim-de-semana em que não haja festa programada, com música ao vivo e DJ. O espaço abre de sexta a domingo, das 21h às 6h, havendo consumo obrigatório. O estacionamento é fácil. C.B.R.

Nome
Bares e restaurantes em Portugal
Local
Lisboa, Lisboa,
Telefone
0
--%>