Como é simples entendermo-nos quando falamos por prazer. Somos todos de onde pisamos. De onde pomos os pés ou as rodas. “Tenho de me ir embora”, pensei, “ainda tenho muitos quilómetros pela frente”. Foi então que Ben-Thai me estendeu uma malagueta enquanto dava uma dentada noutra. Sem pestanejar. Primeiro, recusei. Depois, aceitei. “O melhor é alguém arranjar-me mais uma cerveja!”. O sul pode sempre esperar se não perdermos o norte.
GUIA PRÁTICO
Onde dormir
Convento da Salvação
7050-000 Montemor-o-Novo
Telefone: 266 899856
www.oespacotempo.pt
Fica a indicação mas com a ressalva de que não é para todos. Apenas para artistas e jornalistas a fazerem-se de convidados. O Convento da Salvação fica situado no interior do Castelo de Montemor-o-Novo e possui 13 quartos duplos, uma cozinha e um WC partilhados. A associação de Rui Horta, O Espaço do Tempo, acolhe neste espaço, por ano, perto de 600 artistas que aqui ensaiam os seus trabalhos antes de os mostrar ao mundo. São tratados como família. Com uma garrafa de vinho à noite e pão fresco pela manhã. A envolvência do claustro dificilmente poderia convidar mais à criatividade.
Pousada de Juventude da Arrifana
Urbanização Arrifamar, lote 43-44
Praia da Arrifana
(8670-111 Aljezur)
Telefone: 282 997455
arrifana@movijovem.pt
Nesta viagem continuamos a dormir em todo o género de poisos (nem conventos nos escapam já...), mas as pousadas de juventude são uma aposta permanente, até porque assim se quer a juventude: permanente. Desta vez, a opção foi a da Arrifana-Alzejur, situada a 800 metros da praia. Dispõe de cinco quartos duplos com WC, além de vários múltiplos e ainda um quarto adaptado para pessoas de mobilidade reduzida.
Onde comer
Monte Alentejano
Avenida Gago Coutinho, 8
7050-100 Montemor-o-Novo
Telefone: 266 899630
Já houve quem titulasse um artigo sobre o restaurante Monte Alentejano como “Comidinha da Céu”. Faz sentido quando se conhece a Dona Maria do Céu e o seu marido José Barros, os proprietários desta casa situada na avenida principal da cidade. Excelentes conversadores, fazem gosto em receber e em explicar os seus pratos. Tudo com a confiança de quem sabe que há clientes amigos que viajam da outra ponta do país apenas porque sonharam com os seus ovos com espargos, com a sua tomatada com toucinho, com o seu caldo de cação, com a sua açorda, ou com algumas das suas sobremesas: sericaia, pão de rala ou o premiado mel e noz. O Hotel Montemor funciona no mesmo magnífico edifício dos anos cinquenta.