Fugas - voltaaportugalem80dias

Continuação: página 3 de 4

Todas as estradas vão dar ao Tejo

Agora, orgulha-se dos concertos que organiza, em Alcântara, com os seus alunos – e alguns convidados profissionais. Esgotam sempre. A aula prosseguiu e Helena Nunes foi marcando com palmas o ritmo das palavras. Dois dos atentos alunos são marido e mulher. Conceição Rainha, cabeleireira, sempre gostou de cantar, mas nunca o tinha feito até ouvir falar da escola criada pela Junta de Freguesia de Alcântara, em Novembro do ano passado. Começou em Janeiro deste ano, mas, quem a ouviu, juraria que sempre o fez.

O marido, Costa Lopes, por outro lado, não canta o fado. Não. Declama poesia à guitarra. É diferente. “A minha voz não chega lá, por isso, chego lá de outra maneira”, gracejou.
O importante é tirar as pessoas de casa. Sobretudo os mais velhos. Por vezes, a professora ensina-os a respirar entre os versos. Outras, faz mais do que isso. Foi o caso de um senhor de 82 anos de idade, que já mal falava, havia dois anos, após a morte da mulher.

O fado resgatou-o. “No outro dia já cantou duas canções”, disse a professora, orgulhosa.
A dado momento, ao ver-me escrever estas notas num pequeno bloco, Manuel Coutinho aproximou-se e pediu-me que lhe escrevesse numa folha de papel o nome de uma canção: “Esmeraldinha em mim”. E de outra: “Fado cravo em mim”. Fiz o que me pedia e dei-lhe a folha. “À guitarra, nunca me esqueço da letra, mas o nome das músicas”... “Ora, eu já nem à guitarra lá ia!”, respondi. Sorriu e voltou para o seu lugar. Poucos minutos depois chegou a sua vez. Ajeitou o casaco amarelo e cantou o que lhe ia na alma. Como nunca e como sempre. A única coisa de que se esqueceu foi da bengala junto aos bancos. O Tejo, lá fora, continuava presente.

Guia prático

Onde comer

Tasca Maria Faia
Rua Francisco Marques Diogo, 12
6000-560 Castelo Branco, Malpica do Tejo
Telefone: 272 913000
www.tascamariafaia.pt
Maria Faia foi uma canção imortalizada por Zeca Afonso. Fala da vida agrícola e da apanha da azeitona, em Malpica do Alentejo. Conta-se que foi inspirado pela região, aquando de uma visita. Infelizmente, o cantor de intervenção nunca teve oportunidade, como nós, de comer na tasca que herda o nome da personagem.
Dona Maria Galvão leva a gastronomia beirã a sério e ainda antes de servir a chanfana e as migas de peixe, trouxe uns lagostins de rio capazes de corar (até pelo vermelho que exibiam) os frutos do mar.
A Tasca Maria Faia abriu em Agosto e tem um bom gosto rústico. E um pátio exterior a anunciar festas para os meses mais quentes.

Onde ficar

Pousada de Juventude de Idanha-a-Nova
Praça da República, 32
6060-184, Idanha-a-Nova
Telefone: 277 208051
Email: idanha@movijovem.pt
Se dormir em pousadas de juventude desse anos de vida, nestes 80 dias da Volta a Portugal, estes três jornalistas teriam rejuvenescido, pelo menos, uns oito anos, tais foram as noites passadas em beliches e camaratas. É verdade que também já dormiram no carro, em conventos, casas particulares e outros locais mais públicos, mas as pousadas de juventude foram uma constante.
A de Idanha-a-Nova é ideal para quem aprecia a natureza e a tranquilidade. O espaço organiza passeios pedestres, de bicicleta, escaladas de montanha e a observação de aves. Mas também pode servir apenas para recuperar os ossos depois de uns milhares de quilómetros no lombo...

--%>