Fugas - restaurantes e bares

The Yeatman

The Yeatman Fernando Veludo/nFactos

Os melhores brunches do Porto

Por Andreia Marques Pereira

Em luxo vínico, deslizando o olhar pelo Douro, com a cidade aos pés, em café histórico ou espaço moderno. Uma selecção de excelentes propostas de brunch pela Invicta.

MAIS
Nem pequeno, nem almoço. Vamos ao brunch?

Os melhores brunches de Lisboa

 

The Yeatman

É o hotel vínico mais famoso do Porto e, afinal, até é em Gaia: na encosta junto ao Douro, com a zona histórica e as caves de vinho aos pés e a Ribeira portuense no horizonte. É essa a vista do salão The Orangerie ou dos terraços do The Yeatman, onde, desde Junho, os domingos propõem um brunch, que deambula por pratos tradicionais e internacionais em surpresas semanais, uma vez que o menu não é fixo.

Se algo se pode destacar neste brunch, diz Ricardo Costa, chef responsável pela sua concepção, é "a variedade de saladas e pastas".

Será, na sua opinião, o aspecto mais original de uma ementa que inclui um vasto buffet de quentes e frios, uma oferta ecléctica de ovos e omeletas, queijos, enchidos, mariscos, frutas, sobremesas (muffins, waffles, panquecas e pão-de-ló de Ovar estão garantidos, entre uma miríade de outras).

Tudo para, explica Ricardo Costa, acompanhar a "constante evolução da cidade do Porto" e "responder ao cliente que pretende uma refeição ligeira um pouco mais tarde que o horário 'normal' de pequeno-almoço". "Sendo bastante mais completo do que o pequeno-almoço, e sobrepondo a hora normal de almoço, acaba por juntar apenas numa refeição duas refeições." E as duas refeições podem englobar, por exemplo, bacalhau lascado com migas de broa de milho e uma salada mediterrânica com couscous e queijo fetta; carpaccio de vitela com lascas de parmesão e rúcula selvagem e carbonara de frutos do mar; os ovos benedict com molho holandês e tosta de pão e o arroz de enchidos.

Com um mês de funcionamento, "a receptividade tem sido muito boa". Mas as previsões são que se torne ainda melhor para um público ávido de "coisas diferentes". E agora que o Verão está entre nós, os jardins do hotel, uma espécie de oásis rural entre a malha urbana, estão à disposição dos comensais - para os mais novos, o Kids Club do hotel tem as portas abertas.

The Yeatman. Rua do Choupelo (Santa Marinha) Vila Nova de Gaia Tel.: 220 133 100 Horário: Domingo das 12h30 às 15h00 Preço: €45; €22,50 para crianças entre os quatro e os 12 anos; grátis para crianças até 3 anos. www.the-yeatman-hotel.com


Taberna do Bonjardim

É pitoresco o exterior, que sobressai na Rua do Bonjardim: o edifício branco, virado para a rua em três portas-janelas verde-acinzentado que dão para a Taberna do Bonjardim. Espreitando, pode ser que seja sábado, e aí está o aviso: "Há brunch" (parafraseamos). Há também Mayra Andrade pelo ar e o ar é acolhedor: duas mesas de tampo branco redondo com sofás estampados, um balcão antigo de tampo de mármore, paredes revestidas a "caixas" de vinho. E este é o rés-do-chão: o primeiro andar também é pequeno, mas há mais mesas em ambiente casa de família e há o brunch espalhado em buffet.

Não há qualquer ordem de degustação nesta lista que apresentamos: pão e croissant, saladas (presenças fixas, em trio), bacon e salsichas de vários tipos, ovos mexidos ("sempre, com espargos ou cebolas"), sobremesas de colher ou secas. E pratos quentes. "Se levamos a sério o que significa, a parte do lunch pressupõe prato quente", diz a proprietária, Marta Hespanhol, "e eu tenho sempre um prato de sopa de couve roxa, ou creme, e um prato quente diferente". Se hoje é polvo à lagareiro é pura coincidência. Podia ser outro, nunca haverá é a opção entre carne ou peixe. "Não tenho clientes para isso", lamenta Marta.

--%>