Fugas - restaurantes e bares

(Estufa Real) |

(Estufa Real) | Miguel Manso

Continuação: página 2 de 4

Os melhores brunches de Lisboa

As crianças pagam meia dose, mas as poucas que aqui entram costumam ter educação q.b. para não acabarem com a paz e sossego reinante. Se forem esquisitas de boca, acene-lhes com os corn flakes, os chocapics, os iogurtes e as saladas de fruta do buffet. Para os gulosos, as tentações incluem farófias e pudim de coco.

Um conselho: regresse à mesa dos frios e delicie-se com um dos pequenos duchaises caramelizados do prato da pastelaria. Pode acompanhar com café de saco, que é, com o leite, das únicas bebidas que não são pagas à parte.

O paraíso está perto, como descobriram os turistas de Leste, que entretanto já se foram embora de mansinho, mas a realidade tem destes contratempos. O brunch da Bica do Sapato foi de férias até 11 de Setembro. E como já tem tido outras interrupções pontuais, antes de se pôr a caminho de Santa Apolónia nada como telefonar antes. Só para não ter desilusões.

Bica do Sapato. Av.Infante D.Henrique, Armazém B Cais da Pedra a Santa Apolónia Tel.: 218810320 /917615065 Das 12h30 às 16h30 Preço: €25, bebidas pagas à parte www.bicadosapato.com


O' Gillins

No pub irlandês mais antigo de Lisboa a tradição, como manda a lei, ainda é o que era - e para cumprir, custe o que custar. "Vai querer acompanhar com cerveja ou com sumo?". Aaargh!, poderá gritar-lhe uma voz interior vinda do estômago em jejum depois da pergunta da empregada. Tente tomar nota de que o sumo é de pacote, enquanto a cerveja é de pressão e da boa, seja nacional ou estrangeira. O resto são assuntos privados que dizem respeito à robustez das entranhas de quem aqui abanca.

E se lá fora brilha o sol, no bar forrado a madeira as sombras mostram-se cúmplices de quem passou a noite em claro. Quando finalmente chega o prato fumegante, já os velhos êxitos dos U2 e de outras bandas míticas ocupam todo o espectro sonoro do pub.

Retorcido, o bacon ajeita-se entre os cogumelos, o tomate assado e as salsichas. Dois ovos estrelados e uma tacinha com o tradicional feijão em molho de tomate adocicado completam a refeição, que não se recomenda a mentes facilmente impressionáveis pelos malefícios do colesterol. E isto nem sequer é propriamente the real thing - o prato não traz nem as batatas fritas que costumam acompanhar o pequeno-almoço irlandês, nem o tradicional pudding, o pudim confeccionado com carnes que completa o prato original. Ainda assim, esta não é, definitivamente, uma refeição para meninos. Esses podem ficar-se pelas sanduíches de salmão com alcaparras que, mesmo não fazendo parte do pequeno-almoço tradicional, se tornaram uma das imagens de marca da casa. Ou por qualquer uma das outras refeições quentes do pub, servidas à hora a que o cliente chegar, desde o meio da manhã até de madrugada.

O' Gillins Rua dos Remolares, 8-10 ao Cais do Sodré Tel.: 213421899 Todos os dias, das 11h00 às 2h00 Preço: €8, bebidas à parte. www.irishpub.com.pt


Estufa Real

Faustoso, o cenário não desdenha do que Greenaway criou para O cozinheiro, o ladrão, a mulher dele e o amante dela. Há reposteiros no tecto, pinturas nas paredes e pavões a passear no jardim. O som relaxante da água a correr na fonte de pedra dentro do restaurante mistura-se com as valsas e as bandas sonoras de grandes filmes que dão música ambiente.

--%>