Depois de um primeiro anúncio em Fevereiro – no qual se levantava apenas uma pequena ponta do véu e se previa que abrisse “de forma progressiva a partir de Maio” – são agora divulgados mais pormenores sobre o novo projecto de José Avillez.
Mais do que um restaurante, o número 18 da Rua Nova da Trindade, em Lisboa, promete ser “o mais atípico dos bairros lisboetas”, integrando, num espaço “amplo e surpreendente”, vários “conceitos de restauração inspirados nos melhores sabores portugueses”.
Entre eles, haverá uma taberna, “para quem gosta de comer bem”, um pátio, dedicado aos pratos de marisco e de peixe, e uma mercearia, “onde se poderão comprar iguarias, presentes, livros e acessórios dignos de chef”. O projecto inclui ainda “um espaço totalmente dedicado a grupos”.
A abertura do Bairro do Avillez está agora “prevista para Agosto”, mas ainda não é avançada uma data concreta para a inauguração do espaço, localizado no edifício onde está sediada a Academia dos Amadores de Música.
Esta será a sexta morada do chef português na zona do Chiado, onde já detém o Belcanto (único restaurante com duas estrelas Michelin em Lisboa), Cantinho do Avillez, a Pizzaria Lisboa, o Café Lisboa no Teatro São Carlos e o Mini-Bar no Teatro de São Luiz.
O local escolhido é um espaço que José Avillez descobriu há cinco anos e pelo qual se apaixonou imediatamente, mas que só agora teve a oportunidade de tornar seu. “Comecei logo a imaginar um bairro inspirado nos bairros lisboetas e nas minhas memórias”, divulgava num comunicado enviado em Fevereiro.