Fugas - Viagens

Fatih Saribas/Reuters

Continuação: página 3 de 3

O melhor de dois mundos em Istambul

Mas, conforme a hora e a pressa, o táxi acabava por ser uma opção frequente (com vários avisos de cuidado com os taxistas, afinal o único problema acabou por ser o motorista não falar inglês, mas insistir em falar turco muuuuito devagar, talvez inspirado pelo breve momento de compreensão depois de ouvir o local de origem dos seus passageiros, "Portugal", e responder, entusiasta, com o nome do português mais conhecido do mundo: "Cristiano Ronaldo!").

Na segunda visita, a localização na zona da Praça Taksim/Istiklal Caddesi era obrigatória, e o Crystal Hotel (quartos desde 100 euros) está muito perto. Tem a grande vantagem de não estar numa das ruas com mais bares e assim se conseguir dormir à noite. E tem uma outra pequena mais-valia: está muito perto do serviço de transporte Havas para o aeroporto. Mas o hotel de quatro estrelas tinha pouco de quatro estrelas e o cheiro ligeiramente bafiento e muito tabágico dos quartos (de não fumadores), associado a um ar geral não muito limpo, acabou por o tornar não muito recomendável. 

Da próxima vez, sonho com ficar no Pera Palace, um hotel histórico que acabou de reabrir neste mês de Setembro após uma grande renovação - vou sonhando enquanto oe-mail que enviei a perguntar o preço fica sem resposta. É um hotel luxuoso, com uma localização fantástica, e seria maravilhoso ser uma das hóspedes no hotel onde Agatha Christie se terá inspirado para escrever o Crime do Expresso Oriente, e por onde passaram figuras como a espia Mata Hari, a actriz Greta Garbo, ou o escritor Ernest Hemingway.

Como ir

A Turkish Airlines tem voos directos Lisboa-Istambul (desde 255 euros). Há ainda várias outras opções, com escalas em Madrid, Paris ou Frankfurt.

Visto: é aconselhável levar euros suficientes para pagar o visto à chegada. É que o preço é fixo: 15 euros, 15 dólares ou... muito mais em liras.


O que fazer

- passar uma noite de sexta-feira ou sábado na Istiklal Caddesi.

- Fazer uma viagem de ferry, nem que seja de Besiktas a Kadikoy.

- visitar Sultanhamet: a Santa Sofia, a Mesquita Azul e, ao lado, o Palácio Topkapi.

- atravessar a ponte Galata, cheia de homens a pescar; visitar a Torre Galata, com uma vista magnífica de 360 graus sobre Istambul e o Bósforo.

- ir a um hammam.

Onde comer

É difícil eleger sítios para comer em Istambul. Certamente que quem visita a cidade irá passar algum tempo em Sultanhamet, e entre uma ida à Santa Sofia ou à Mesquita Azul, pode-se almoçar no Sultanahmet Köftecisi (Divanyolu Caddesi, nº 12, http://www.sultanahmetkoftesi.com/), vendo a correria dos empregados pelos três andares entre o cheiro de pratos deliciosos.

O restaurante do Palácio Topkapi vale mesmo pela vista. A comida não é brilhante, e é cara, mas a varanda compensa. 

Outros restaurantes que valem mais pelo ambiente, embora até se coma bem, são os das arcadas de Cite De Pera, numa passagem perpendicular à Istiklal Caddesi (no. 80).

--%>