Fugas - Viagens

  • Sousa Ribeiro
    Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
    Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
    Sousa Ribeiro
  • Sousa Ribeiro
    Sousa Ribeiro

Continuação: página 8 de 8

Janela aberta para um mundo azul

Onde comer

O Beyaz Yunus Lokantsi, na estrada que conduz a Faralya mas apenas a um quilómetro do centro de Ölüdeniz, é um dos melhores restaurantes na zona, onde poderá encontrar sempre peixe e marisco fresco. Em Kayakoy, vale a pena experimentar o Levissi Garden e o Kaya Wine House, ambos a funcionar em bonitas casas de pedra - no primeiro, em tempos um estábulo mas também residência, continua-se a cozinhar num forno de pedra (vale a pena provar a perna de borrego marinada em vinho tinto, alho e especiarias). Alguns dos restaurantes estão abertos apenas durante a época alta, que termina oficialmente a meio de Outubro. Não deixe de provar o kahve - café turco -, o raki - aguardente com sabor a anis - e o ayran - iogurte líquido.

Onde dormir

Há opções para todas as carteiras e para todos os gostos. O Paradise Garden, situado numa colina logo à entrada de Ölüdeniz, cobra à volta de 100 euros por noite, oferecendo uma vista soberba sobre a baía, três piscinas no meio de um jardim bem tratado, um restaurante e quartos decorados com artesanato autêntico. Outra alternativa, mais próxima da praia, é o Magic Tulip Beach Hotel, que funciona em dois complexos separados por escassos metros, ambos com piscina e com restaurantes. No Verão, o melhor é reservar com alguma antecedência face à enorme afluência de turistas.

Informações

Um euro equivale a 2,5 novas liras turcas (moeda que entrou em vigor em Janeiro de 2005). Para entrar na Turquia, o cidadão português necessita de um passaporte com o mínimo de seis meses de validade e de um visto que pode ser obtido à chegada, no aeroporto, por 15 euros. Poderá ser igualmente requerido na Embaixada da Turquia, na Avenida das Descobertas, o que não é aconselhável face ao preço (60 euros) e à burocracia (formulário e uma fotografia a cores). Se optar por permanecer uns dias em Istambul, é preferível negociar no hotel onde fica instalado o preço de um táxi entre a cidade e o aeroporto. A má reputação dos taxistas, que alteram a tarifa sem que, na maior parte das vezes, o cliente se aperceba, aconselha algum cuidado.

--%>