Fugas - Viagens

Continuação: página 7 de 8

Amesterdão, vista para um postal turístico

Guia prático

Onde dormir

Hotel Blyss
Vondelstraat 74-78
A 50 metros do Vondelpark, o Hotel Blyss fica muito bem situado numa cidade onde se pode chegar a todo o lado. Os quartos, apesar de pequenos, são práticos na sua arrumação e a equipa é acolhedora. O melhor é o jardim, de acesso pelos quartos, sugerindo uma convivialidade entre os hóspedes.
http://www.hotelblyss.nl


Onde comer

Café Vertigo
No interior do Vondelpark existe um café que se abre para as longas avenidas onde se corre, anda de bicicleta e passeia. Imaginar que onde hoje se encontra este parque de 48 hectares esteve um pântano parece inacreditável, mas mostra o modo como a cidade foi conquistando espaço ao mar. O café serve umas bolachas de gengibre de desejar por mais e está aberto até tarde. As cadeiras na esplanada são suficientemente afastadas para guardar a privacidade e o silêncio necessários a um desfrute demorado.

Café American
Ponto de encontro para artistas, fossem ou não boémios, desde 1902, pode afastar pela sua sumptuosa decoração, mas tanto o atendimento como a carta são particularmente atenciosos para as mais variadas bolsas. É aqui que, depois das estreias, ainda se encontram muitos artistas locais.
Leidseplein, 26 - www.americanhotel.com

O que visitar

Magere Brug
Em português significa Ponte Magra. Réplica de uma que ali se elevou no século XVII, foi mandada construir por duas irmãs de apelido Mager (Magra) que viviam numa das margens do rio Amstel e procuraram um meio de acesso fácil que permitisse a passagem da carruagem e o aparelhamento dos cavalos que estavam na outra margem. Há quem, no pragmatismo característico holandês, considere que a lenda é mais prática do que isso e que o nome provém do facto de a ponte ser muito estreita. De noite é iluminada de um modo algo ostensivo, mas de dia percebe-se por que é que a população quis, em 1994, defender a velha ponte das intenções da câmara de a substituir por um sistema mecânico, que substituiria assim a velha madeira africana que a reconstruiu em 1969.

Hortus Botanicus
São mais de oito mil espécies de plantas num jogo labiríntico que guarda espaços secretos. Construído em 1682, tem uma das maiores colecções de plantas e árvores do mundo. Fecha cedo.
Plantage Middenlaa 2
www.hortus-botanicus.nl

MuziekTheatr
É um edifício estranho, que afasta quem dali se aproxima, mas lá dentro a elegância a toda a prova que nivela as entradas, sugerindo um acesso democrático independentemente do lugar que se comprou, justifica a visita. Tornou-se, com os anos, um dos mais requisitados co-produtores de ópera, teatro e dança mundiais. Na sua maioria, os espectáculos apresentam legendagem em inglês.
www.hetmuziktheater.nl

Zuiderkerk
Trata-se da primeira igreja protestante na Holanda, construída em 1614, e a sua torre de 80 metros marca, desde então, as horas da cidade. Local de devoção e peregrinação, é também visitada pelo cuidado com que ao longo dos anos os restauros permitiram atender às diferentes solicitações e manifestações de poder que viam na igreja, ao mesmo tempo local de resistência e de protecção. A torre só pode ser visitada entre Junho e o final de Setembro.
Zuiderkerkhof 72

--%>