Fugas - Viagens

  • A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
    A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
  • As ruas silenciosas de Barichara
    As ruas silenciosas de Barichara
  • As árvores com
    As árvores com "barbas de viejo" que se vêem um pouco por todo o lado
  • San Gil
    San Gil
  • A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
    A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
  • A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
    A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros

Continuação: página 3 de 8

Colômbia, um puzzle perfeito de adrenalina e descanso

- A ideia que se tem na Europa e no mundo é de que a Colômbia seria um paraíso se não fosse a violência e a droga. Mas hoje, graças a Deus, a realidade é bem diferente. É claro que não é de um dia para o outro que se erradica um problema tão sério, neste caso dois, um associado ao outro; mas o país é, actualmente, muito mais seguro e, como tu próprio poderás constatar, com os teus próprios olhos, não se vende cocaína em qualquer esquina, como se faz crer um pouco por todo o lado.

A chuva deixara de cair, uma lua bem redonda, prateada, subia no céu cheio de estrelas e até ao meu quarto chegava o murmúrio do Fonce como se fosse o único, naquela noite serena, a emitir um queixume, o mesmo que me desperta aos primeiros alvores do dia.

O esplendor da natureza

Tomo um tinto e saio para a rua que já fervilha de vida, caminhando junto ao mercado onde homens de braços robustos descarregam batatas e bananas de camiões muito próximos de dar um último suspiro. Cheira a coentros frescos e a aipo. Nos talhos, a carne recebe os primeiros raios do sol e, mais adiante, um serralheiro elucida-me.

- O terminal é a uma quadra, não mais do que dois minutos.

Tem vestida uma camisola onde se pode ler: “Mais famoso do que Pablo Escobar” e não sou eu que o vou desmentir. A buseta, ainda com lugares vagos, parece pronta para partir, o motorista, com carnes generosas, mais do que em alguns dos talhos por onde acabei de passar, tem uma camisa cor-de-rosa que ameaça rebentar se executar uma manobra mais brusca. A buseta passa a ponte e rompe pelo meio da densa vegetação, na direcção de Charalá, deixando para trás postos de venda de areia e anúncios a restaurantes cuja especialidade é o cabrito. Desço em Las Cascadas e, depois de flanquear um portão, em ferro e bambu, embrenho-me por um caminho de terra batida, fitando uma casa com um bonito alpendre por onde se passeiam, indiferentes à minha presença, patos e galinhas.

- Tem cuidado, o terreno está muito escorregadio por causa da chuva.

Escuto Lillian, sorriso e olhar meigos, e ando ao longo de um carreiro estreito, pelo meio de um cenário intensamente verde onde se recortam, de quando em quando, os tons alaranjados das anacos, as árvores que conferem ainda mais beleza a este território órfão de visitantes nesta manhã em que a neblina teima em não se desprender. Exceptuando dois ou três cavalos e três ou quatro vacas, pastando indolentemente num terreno protegido por uma cerca, ou um ou outro pássaro riscando o céu cinzento, nada mais se atravessa no meu percurso sonhador, a caminho das cascatas de Juan Curi.

Sem qualquer grau de dificuldade, venço o trajecto em menos de vinte minutos e, com o som da água a cair de uma altura de quase 200 metros cada vez mais próximo, o único a quebrar aquele mergulho no silêncio, respiro uma serenidade que se exacerba no momento em que, após descer umas escadas de madeira, se me depara aquela cascata de emoções que os mais destemidos ousam em descer suportados pela segurança de uma corda e outros apetrechos profissionais.

--%>