Fugas - Viagens

  • A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
    A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
  • As ruas silenciosas de Barichara
    As ruas silenciosas de Barichara
  • As árvores com
    As árvores com "barbas de viejo" que se vêem um pouco por todo o lado
  • San Gil
    San Gil
  • A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
    A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
  • A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
    A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros

Continuação: página 7 de 8

Colômbia, um puzzle perfeito de adrenalina e descanso

Desde Bogotá (www.terminaldetransporte.gov.co), na Diagonal 23, 69-60, próximo da Avenida de la Constitucíon, a cinco quilómetros do centro da cidade, saem vários autocarros por dia com destino a San Gil, um trajecto de quase 300 quilómetros que leva entre seis a sete horas a ser percorrido e com um preço a rondar os 15 euros. Uma vez em San Gil, terá de apear-se no terminal intercidades, que dista três quilómetros do centro, na estrada para Bogotá, onde deverá recorrer a um autocarro urbano ou a um táxi (pouco mais de um euro). Para chegar a Barichara, utilize o terminal local, na esquina da Calle 15 com a Carrera 10, adquirindo o bilhete antes de se instalar na buseta que, por menos de dois euros, o deixa, ao fim de 45 minutos, no destino, um serviço que funciona entre as 5h e as 18h30.     

Onde comer

San Gil pode não ser o melhor lugar na Colômbia para satisfazer o seu apetite mas há alguns restaurantes cuja qualidade nada fica a dever a outros em diferentes pontos do país.

Se o orçamento não lhe permitir sentar-se numa mesa e ser servido por empregados afáveis, não perca muito tempo a dirija-se, sem mais demoras, à Plaza do Mercado (Carrera 11, entre as Calles 13 e 14), um mercado coberto onde se pode deliciar com comida corriente, tamales(uma massa de milho cozido, acompanhada de carne de porco ou de frango, cebola, ervilhas, ovo cozido, passas e outros ingredientes que variam segundo a região e a tradição familiar) e saborosos sumos de fruta.

Com um pouco mais de dinheiro, não deixe de dar um salto ao El Maná, na Calle 10, 9-12, onde não pagará mais de quatro euros por um prato rico em sabores, quer seja truta grelhada da montanha, carne asada ou frango com molho de cajá, todos eles servidos em doses familiares.

San Gil, sem apresentar uma vasta oferta gastronómica, também garante um grau de satisfação elevado para os vegetarianos e os carnívoros: os primeiros devem acorrer ao Saludable Delicia, na Calle 11, 8-40, para desfrutar de comida saudável, como saladas e sandes, e os segundos ao Carnes y Carnes, na Carrera 12, 8-09, para apreciarem a soberba carne de vaca, de frango ou de porco (também têm marisco), na margem sul do rio e sem qualquer sinalização a identificar o espaço – o nariz, mais do que um mapa, ajuda a descobrir o restaurante. No Saludable Delicia, os preços variam entre os dois e os dez euros e no Carnes y Carnes entre os seis e os doze.

Se San Gil não lhe oferecer uma ementa que preencha as necessidades do seu estômago, não precisa de mais de 45 minutos para entrar num mundo que o faz esquecer a sua vivência anterior. Em Barichara, os amantes da boa comida vão, certamente, sentir-se em casa, como se, após uma viagem curta de autocarro, acabassem de entrar numa espécie de paraíso gastronómico. Nos últimos anos, coincidindo com o incremento do turismo, vários restaurantes gourmet, proporcionando uma mistura de nova cozinha colombiana e de pratos tradicionais, abriram as suas portas para obrigar os turistas a regressar, se não pela beleza da vila, pelo menos pela autenticidade da sua cozinha.

--%>