Fugas - Viagens

  • A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
    A pequena aldeia de Guane parece adormecida no passado
  • As ruas silenciosas de Barichara
    As ruas silenciosas de Barichara
  • As árvores com
    As árvores com "barbas de viejo" que se vêem um pouco por todo o lado
  • San Gil
    San Gil
  • A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
    A imponente Catedral de Santa Cruz domina o Parque La Libertad, em San Gil
  • A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
    A Catedral da Imaculada Conceição recorta-se por cima de telhados uniformes
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
  • A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros
    A cascata de Juan Curi, impressionante queda de água de uma altura de 200 metros

Continuação: página 8 de 8

Colômbia, um puzzle perfeito de adrenalina e descanso

O Restaurante La Brasa, cuja especialidade é o cabro con pepitoria (cabrito com sangue e órgãos), na Carrera 6, 6-31, não pode nem deve ser desprezado, e muito menos o Color de Hormiga, na Calle 8, 8-44, por tudo o que se depreende (ou apreende) do corpo principal do artigo, mas também pela carta de vinhos, pelas sobremesas e pela atmosfera.

Finalmente, se é um apaixonado de paella ou de marisco, a alternativa mais credível passa por uma visita ao Algarabia, na Calle 6, 10-96, gerido pelo espanhol Francisco e pela sua mulher, colombiana, Sofia, com toda a amabilidade que os caracteriza e o toque culinário que emana da confecção da comida.    

Onde dormir

Barichara não é, propriamente, um lugar com preços acessíveis (a comparação com o país é inevitável) para dormir mas é, para todos os efeitos, um recanto onde apetece ficar mais do que uma noite, a repousar, indiferente ao mundo noctívago que, no caso desta vila, é praticamente inexistente, excepção feita a algumas esquinas onde se vende aguardiente(um licor com sabor a anis), cerveja e a especialidade local, chicha de maíz, uma bebida alcoólica feita à base de milho.

Durante a época alta, entre 20 de Dezembro e 15 de Janeiro e no período da Semana Santa, os preços registam um aumento de 30% ou mais e, se não fizer uma reserva com antecedência, pode deparar-se com sérios problemas para arranjar um quarto disponível.

Uma vez desperto para a realidade, a melhor opção passa pela La Nube Posada (www.lanubeposada.com/), na Calle 7, 7-39, um hotel-boutique com apenas oito quartos numa elegante casa colonial que abriga também um dos melhores restaurantes gourmet da vila e, entre outras facilidades, um espaço destinado a spa. Os preços para um quarto duplo variam entre os 115 e os 125 euros (época baixa) e os 130 e os 140 (época alta), muito mais em conta do que a suíte, entre os 480 e os 560 euros.

Para alternativas menos dispendiosas, tem a Hospedaria Aposentos, na Calle 6, 6-40 (15 euros por pessoa) ou a La Mansión de Virginia, na Calle 8, 7-26, e o Hotel Coratá, na Carrera 7, 4-08, que cobram aproximadamente 40 euros por um duplo.

Para orçamentos ainda mais reduzidos, San Gil é o lugar a ter em mente, destacando-se a Macondo Guesthouse (www.macondohostel.com/), o primeiro hotel a abrir na cidade e que recentemente se mudou da Calle 12 para a Carrera 8, 10-35 – o preço anda entre os oito (dormitório) e os 30 euros (duplo com casa de banho privativa).

Ao longo da Calle 10 pode encontrar pequenos hotéis ainda mais baratos e, com um pouco de tempo, espreitar as condições oferecidas pelo Santander Alemán (Calle 12, 7-63), Hotel El Viajero (Carrera 11, 11-07) e, embora mais caro, o Hotel Mansión del Parque, na Calle 12, 8-71, numa das esquinas do sempre concorrido Parque Central.   

Informações
Um euro equivale a 2600 pesos colombianos e é perfeitamente possível fazer umas férias baratas neste país da América do Sul.
Os cidadãos portugueses não carecem de visto para entrar na Colômbia, necessitando apenas de apresentar um passaporte com o mínimo de seis meses de validade que será carimbado no aeroporto (ou em qualquer ponto de entrada) e permite ao visitante permanecer no país por um período de 60 ou 90 dias (a extensão é fácil e pode ir de um a seis meses mas implica a presença, ao fim de cada trinta dias, junto do Departamento Administrativo de Seguridad (www.das.gov.co/), que tem delegações na maioria dos grandes centros urbanos e até em cidades mais pequenas.
Mantenha na sua posse um formulário que terá de preencher à chegada, sob pena de ser multado na hora de partir, e verifique se o passaporte é carimbado no momento da saída, para não enfrentar problemas se um dia pretender regressar.^

--%>