Fugas - Viagens

  • Adriano Miranda
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O que é que o Porto tem?

Ao almoço, segue-se o check-in. Um apartamento ao lado do Mercado Ferreira Borges, num edifício onde Marcela e Ligia já ficaram.

- Fiz a reserva pela Internet e procurei estes apartamentos. São fantásticos,

justifica Ligia. E baratos, acrescenta. Será um dos temas do fim-de-semana. Ninguém quer acreditar que pagaram apenas 44 euros cada um por duas noites num apartamento duplex, com três quartos duplos. Mais um sofá-cama na sala. E três terraços. E três casas-de-banho completos. A decoração é cuidada, impecavelmente retro; a pedra exposta quando possível. A vista, impagável. As duas torres da Sé, o palácio episcopal, a Igreja dos Grilos, por detrás o mosteiro da serra do Pilar e uma escadaria de telhados pelo meio.

“Devíamos aproveitar o apartamento”, a chuva não dá tréguas. Um minimercado nas redondezas é o ponto de abastecimento e o resto da tarde é caseiro. Não é fácil sair, mas amigos portugueses esperam-nos e o Candelabro é já um mito. Até ao final do jantar, ali nas redondezas no Le Chien Qui Fume (Rua do Almada), o grupo reúne-se na totalidade.

- Salud.

A noite prolonga-se. Ligia insiste em levar o grupo a uma das suas últimas descobertas portuenses. “Os va a flipar.” O Era uma vez em Paris é o início; o Tendinha dos Clérigos o final. O primeiro dia foi de encontros. O sábado será todo do Porto. Sem mapas, apenas com as memórias de Ligia e Marcela que passam as suas experiências aos amigos.

Não é um dia esplendoroso, mas tão-pouco chove. O rio Douro corre escuro, lamacento, excessivo. Do apartamento alugado à Ribeira são algumas centenas de metros, de olhos postos nos edifícios.

- Porque há tantos edifícios abandonados?,

a pergunta há-de repetir-se. De uns e de outros. As respostas também. “Os proprietários não têm dinheiro para recuperá-los”; “o país está em crise”. Ninguém está alheio às dificuldades económicas do país. Mas na Ribeira, nesta manhã, não vêem crise no meio da multidão que por aqui circula.

- Em Madrid, em Espanha, também vês decadência e tristeza nas gentes. Aqui também estão tramados, mas vê-se outro sentimento. Nem tudo são más notícias,
reflecte Amparo.

Na Praça da Ribeira, a estátua do São João de Cutileiro suscita admiração e elogios; a vista ainda mais. Há quem veja os barcos, e são tantos agora, e proponha fazer um passeio pelo rio, “pelas pontes”. “São quantas?” Alguém fala de Eiffel e aponta a ponte Luiz I. O equívoco é desfeito — “é uma de comboios mais para lá”, dedo apontado para nascente.

Ganha o passeio a pé até Gaia, até às caves do vinho do Porto, cujos nomes se divertem a descortinar na encosta. “Porque têm todos nomes ingleses?” É Ligia quem explica o que já ouviu outras vezes: “Porque foram eles que dominaram o comércio do vinho do Porto. Havia uma grande comunidade no Porto.” E se acham que a vista agora é bonita, à noite é-o muito mais, acrescenta.

O colorido das casas impressiona, as roupas nos estendais evocam fotografias vistas, as bancas de atoalhados e artesanato merecem miradas, apenas. A violinista que toca A canção do mar não suscita qualquer reconhecimento, apenas memórias de um outro dia na Ribeira com música brasileira. As fotografias vão-se sucedendo, em grupo, do cenário — o Facebook dos cinco será constantemente actualizado, do Porto com amor.

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