Fugas - Viagens

  • Gil Cohen Magen/Reuters
  • Claro Cortes/Reuters
  • David Gray/Reuters
  • David Gray/Reuters
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira
  • Ireneu Teixeira

Continuação: página 6 de 8

China: A noite com o dragão não passou de um sonho

Simatai estava cada vez mais próxima. Agora sem “poluição” humana, visual e auditiva por perto, apenas a forte presença dos elementos da natureza. O percurso estava praticamente concluído, após conquistadas, com suor e sem lágrimas, três dezenas de torres neste segundo dia de caminhada. Acima de Simatai, uma moderna ponte giratória atravessa agora o rio e os mais aventureiros poderão realizar um último percurso de descida para o vilarejo por meio de uma roldana deslizante sobre um hirsuto cabo. Os islandeses nem pestanejaram e seguiram que nem tarzans (vikings?), deslizando por modernas lianas. Quanto a mim, pareceu-me pouco romântica a forma brusca como me despedia de um dos mais aclamados monumentos terrestres.

A descer para a última etapa, John relata-nos, a mim e ao Juan, a lenda de Hei Gu, a menina negra.

- Hei Gu  era filha de um general da dinastia Ming. Estava aqui para cuidar do pai, mas acabou por morrer numa das torres de vigia, atingida por um raio numa noite de tempestade.

A história de John parecia-me uma justificação tardia para o facto de não termos acampado na Grande Muralha. Não me pronunciei mas o guia mostrou-nos uma placa, onde se podia ler, em mandarim e inglês, para as pessoas abandonarem o local durante as tempestades, por o lugar ser fortemente vulnerável a raios.

Parece que, afinal, foi uma ideia feliz a de não ter passado a noite com o dragão.

 

GUIA PRÁTICO

Quando ir

É aconselhável visitar a Grande Muralha, e demais pontos de interesse na China, entre Maio e Outubro, quando o clima é mais ameno, embora estejam abertos ao visitante em qualquer altura do ano. Ainda assim, uma ressalva para três períodos a evitar: durante o Festival da Primavera (em Janeiro ou Fevereiro), no Dia Internacional do Trabalhador (1-7 de Maio) e no feriado do Dia Nacional (1-7 de Outubro). Estes feriados prolongam-se por sete dias, permitindo aos chineses partir em massa rumo aos pontos principais do país, levando à escalada dos preços e sobrelotação dos hotéis.

Como ir

Apesar dos 13.755 km de distância e das cerca de 15 horas de voo (consoante a companhia aérea), já com uma escala, conseguem-se preços inferiores a 600 euros entre Lisboa e Pequim. A partir da capital chinesa, a forma mais simples e barata de alcançar a muralha é de transporte público. Para Badaling "basta" apanhar a linha 919, mas apenas os autocarros que se encontram no estacionamento de Shing Mun. Já para Gubeikou, a opção para quem quiser um contacto mais íntimo com a muralha ou, se o clima o permitir, pernoitar no grande dragão, aconselha-se a marcar com uma agência em Pequim ou a alugar um táxi e fazer o percurso a expensas próprias.

Onde ficar

Se optar por viajar de forma independente, pode alojar-se no hospitaleiro hostel Great Wall Box House, com quartos duplos ou dormitórios, localizado em Gubeikou, ainda que o vilarejo pouco ou nada tenha para oferecer. Por seu turno, Jinshanling dispõe de vários restaurantes e locais para pernoitar

Conselhos úteis

Há várias agências que tratam das caminhadas com possibilidade de acampar, ainda que algumas empresas operem apenas entre Maio e Setembro. Os preços também variam consoante a oferta, mas tente integrar um pequeno grupo, de modo a partilhar a viagem e, sobretudo, as despesas, já que um viajante individual pode ter de pagar entre 200 e 400 euros pela experiência. Leve bastante água e comida rápida (de preferência, traga algo de Pequim, já que Gubeikou tem pouco comércio) e calçado apropriado. O preço contempla quase tudo. E este “quase” prende-se com algumas “portagens” a meio do caminho, principalmente para atravessar pontes. São quantias de pouca monta, mas obrigam o caminhante a levar dinheiro.

--%>