Numa urbe com séculos de história, são os monumentos (quase todos eles com uma relação com o mar) mais modernos a encabeçar a lista de preferências dos locais, entre eles o El Sireno e o monumento a Júlio Verne, em perfeita convivência com a Puerta del Atlântico e outras, como La Farola, que traçam a história de Vigo.
Playa de Castro de Baroña, Corunha
A Playa de Castro de Baroña é muitas vezes incluída entre as mais belas de Espanha mas está mais vocacionada para aventureiros do que para famílias com crianças. Não tendo uma ondulação forte, as suas águas destacam-se por um desnível acentuado e súbito — e por isso desaconselháveis a quem não sabe nadar — e trata-se de um local com grande concentração de iodo, possibilitando um bronzeado rápido. Abrigada sob colinas com mais de 50 metros de altura, a Playa de Castro de Baroña, com uma extensão de 500 metros, está protegida dos fortes ventos e tem a particularidade de permitir um encontro com a história.
À sua direita, encontra-se o Castro de Baroña, da Idade do Ferro e habitado durante muitos anos já depois da ocupação romana. É um dos castros celtas mais bem conservados da Galiza e beneficia de uma localização privilegiada, já que se encontra na entrada da ria de Muros-Noia, com o Monte Louro mesmo em frente.
Para chegar à Playa de Castro de Baroña, deve-se circular pela C-555 até encontrar um desvio próximo de Porto do Son que conduz, em pouco tempo, às duas colinas que protegem a praia, onde, com um pouco de sorte, pode contemplar um espectáculo gratuito de golfinhos executando admiráveis piruetas.
A Corunha é uma cidade agradável para passar umas horas ou uns dias e com uma oferta cultural significante. Pode-se apreciar a sua arte contemporânea, de finais do século XX e com a assinatura de um grupo de arquitectos influenciados pelas correntes vanguardistas internacionais; pode-se observar as galerias da Avenida de la Marina, como um espelho que recebe e reflecte a luz do dia e que deu à Corunha o nome de Cidade de Cristal; pode-se visitar o farol que é Património Mundial da Humanidade desde 2009, museus científicos, Arqueológico, de Arte Sacra, de Belas Artes, de Arte Contemporânea, dos Relógios e Museu Militar, entre muitas outras atracções numa cidade famosa pelas suas noites únicas e intermináveis.
Playa de las Catedrales, Ribadeo
O verdadeiro nome é Playa de Aguas Santas mas todos a conhecem por Playa de las Catedrales devido aos enormes rochedos — alguns com mais de 30 metros de altura — que decoram um cenário de uma beleza infinita. Situada na paróquia de A Devesa, Ribadeo, na província de Lugo, a praia estende-se ao longo de 1400 metros e, durante a maré baixa (exige-se precaução porque as águas sobem rapidamente e mais ainda durante as chamadas marés vivas), utilizando umas escadas, pode-se percorrer de um lado ao outro, errando de forma sonhadora por entre verdadeiras galerias que a natureza se foi encarregando de moldar ao longo dos séculos.
À medida que o dia avança e o sol sobe no céu, as catedrais vão adquirindo diferentes matizes e convidam o viajante a fitá-las numa quietude que contrasta com a força das vagas que se atropelam.