Fugas - Viagens

  • Galiza, Vigo, praia de Rodas
    Galiza, Vigo, praia de Rodas DR/TurGalicia
  • Galiza, A Coruña, praia de Castro de Baroña
    Galiza, A Coruña, praia de Castro de Baroña DR
  • Galiza, Ribadeo, Catedrales
    Galiza, Ribadeo, Catedrales DR
  • Astúrias, Llanes, praia da Torimbia
    Astúrias, Llanes, praia da Torimbia DR
  • Cantábria, Covachos
    Cantábria, Covachos DR
  • País Basco, San Sebastián, La Concha
    País Basco, San Sebastián, La Concha DR
  • Comunidade Valenciana, Alicante, Granadella
    Comunidade Valenciana, Alicante, Granadella DR
  • Andaluzia, Almería, praia de Monsul
    Andaluzia, Almería, praia de Monsul DR
  • Andaluzia, Cádis, Tarifa, praia de Bolonia
    Andaluzia, Cádis, Tarifa, praia de Bolonia DR
  • Andaluzia, Cádis, Zahara de los Atunes
    Andaluzia, Cádis, Zahara de los Atunes DR

Continuação: página 6 de 8

Praias encantadas ao virar da fronteira

Situada na zona mais meridional de Jávea e com bandeira azul desde 1987, a Playa de la Granadella é ideal para a prática de mergulho e oferece um assinalável conjunto de facilidade (tem uma ocupação alta), como restaurantes, Cruz Vermelha, socorristas, duches, entre outros.

Jávea está a curta distância de Dénia, um porto importante onde pode apanhar um ferry caso pretenda prolongar as suas férias e visitar, por exemplo, Ibiza, a pouco mais de três horas, ou Formentera, mas se optar por seguir ao longo da costa, até às praias da Andaluzia, Alicante constitui uma alternativa a ter em conta para pernoitar.

Fortemente influenciada pelo turismo, devido à proximidade do aeroporto e de um grande número de resorts, é uma cidade vibrante, com boa gastronomia e um ambiente nocturno cuja fama é lendária. Mas Alicante tem outro tipo de ofertas, como o Museu de Arte Contemporânea, abrigado na Casa de la Asegurada (século XVII) e com uma importante colecção de trabalhos de artistas espanhóis, como Dalí, Miró, Chillida, Sempere, Tàpies e Picasso; ou o Castelo de Santa Bárbara (século XVI), com uma panorâmica soberba sobre a cidade e um museu que retrata a história de Alicante, e o Museu de Belas Artes, situado no Palácio de Gravina, uma mansão do século XVIII. 

Playa de Monsul, Almeria

Steven Spielberg, entre tantos outros, famosos ou anónimos, não resistiu à sua beleza e escolheu a Playa de Monsul para rodar algumas cenas de Indiana Jones e a última cruzada. A praia, localizada na área abrangida pelo Parque Natural Cabo da Gata-Níjar (com uma extensão terrestre de 35 mil hectares e uma franja marítima de uma milha de largura, equivalendo a 12 mil hectares), expressa, como nenhuma outra, a origem vulcânica do mesmo, encantando com as suas línguas de lava que o mar e o vento se encarregaram de erodir. Monsul é, com efeito, um dos mais belos diamantes de todo o mar Mediterrâneo e, como praia virgem que é, não oferece ao visitante nada mais do que a sua beleza selvagem, as suas areias finas e as suas águas cristalinas. Bem no centro, projecta-se uma enorme rocha que a natureza, com os seus caprichos, parece ter plantado na areia e que, nos dias de muito calor, serve de refúgio para os banhistas que apreciam um pouco de sombra.

Para chegar a Monsul, o melhor é utilizar o autocarro (na sequência dos protestos dos locais, e como forma de fomentar o uso do transporte público o preço baixou de três para um euro) que sai de San José (cada 30 minutos entre as 9h e as 21h), uma vez que o parque de estacionamento, além de caro (cinco euros), é bastante limitado. Mal a lotação se esgota, há uma barreira que impede a circulação de automóveis; quem preferir correr o risco deve seguir um trilho florestal de quatro quilómetros a partir de San José, onde o estacionamento (na Calle Entrada de San José) é gratuito e onde existe uma paragem de autocarro. Uma caminhada ou a bicicleta também são opções a ter em conta numa praia que recebe milhares de turistas durante o Verão.

Quando o crepúsculo ameaça cair sobre Monsul, dourando tudo à sua volta, percorro os pouco mais de 30 quilómetros que separam a praia de Almeria, cidade andaluza que nos meses de Verão ultrapassa facilmente os 40 graus durante o dia — não por acaso é considerada a mais seca da Europa. Caminhando ao longo do Paseo de Coches, com as suas palmeiras e jardins, dou por mim a cantar enquanto lanço olhares ao Cable Inglés, um cais construído em ferro (iluminado quando a noite tomba sobre a cidade) para facilitar a ligação entre o porto e a estação ferroviária (agora de cara lavada) e o escoamento de minerais provenientes de Alquife.

--%>