Fugas - Viagens

  • Galiza, Vigo, praia de Rodas
    Galiza, Vigo, praia de Rodas DR/TurGalicia
  • Galiza, A Coruña, praia de Castro de Baroña
    Galiza, A Coruña, praia de Castro de Baroña DR
  • Galiza, Ribadeo, Catedrales
    Galiza, Ribadeo, Catedrales DR
  • Astúrias, Llanes, praia da Torimbia
    Astúrias, Llanes, praia da Torimbia DR
  • Cantábria, Covachos
    Cantábria, Covachos DR
  • País Basco, San Sebastián, La Concha
    País Basco, San Sebastián, La Concha DR
  • Comunidade Valenciana, Alicante, Granadella
    Comunidade Valenciana, Alicante, Granadella DR
  • Andaluzia, Almería, praia de Monsul
    Andaluzia, Almería, praia de Monsul DR
  • Andaluzia, Cádis, Tarifa, praia de Bolonia
    Andaluzia, Cádis, Tarifa, praia de Bolonia DR
  • Andaluzia, Cádis, Zahara de los Atunes
    Andaluzia, Cádis, Zahara de los Atunes DR

Continuação: página 8 de 8

Praias encantadas ao virar da fronteira

Playa de Zahara de los Atunes, Cádiz

Viajando para Norte, de regresso a Portugal, antes de Vejer de la Frontera, circulando ao longo da N-340, de repente-se flecte-se para oeste, na direcção de Zahara de los Atunes, nos dias de hoje já não a pequena aldeia de pescadores com os seus barquinhos de madeira sobre as areias da praia como num passado que vai ficando cada vez mais distante. Vítima da fama de praia paradisíaca, Zahara de los Atunes foi perdendo grande parte do seu carácter e muita da sua quietude e da sua tradição pesqueira mas, a despeito de estar incluída em todo e qualquer mapa turístico, continua a ser uma das praias mais encantadoras da Andaluzia, com as suas casas trepando as colinas, as suas areias finas e um odor a sardinhas assadas ao qual é difícil de resistir.

Considerada a tacita de plata, devido à cor das suas águas ao entardecer, Cádiz, mais a norte e tantas vezes comparada a Havana, é uma cidade que deve ser calcorreada com serenidade, perscrutando as suas ruas e a sua catedral, vivendo as suas festas, escutando as músicas que os ciganos eternizaram, o flamenco. E logo se regressa à sua baía, imaginando o passado, a tradição marítima de Cádiz, a construção de barcos, o Vaporcito del Puerto, utilizado para chegar ao Puerto de Santa Maria e que continua tão vivo na memória da etnia cigana.

E é no Puerto de Santa Maria que quase tudo acontece, com os seus bares e restaurantes com fama de servirem o melhor marisco de Cádiz, pelo seu casario, palácios, casas senhoriais e edifícios religiosos, como a Casa de Las Cadenas, de los Frailes, a igreja Mayor de Nuestra Señora de los Milagros, a de San Francisco e o Mosteiro de San Miguel, agora convertido em hotel — e também pela histórica praça de touros e o Castelo de San Marcos.

O sol mergulha no mar. De Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos mas praias capazes de prender mesmo aqueles que se sentem pouco atraídos pelos vizinhos, pela sua paisagem natural, pela sua gastronomia, pela sua rica história.

É tempo de regressar a Portugal.  

--%>