Fugas - Viagens

  • Nuno Ferreira Santos
  • No Myriad
    No Myriad Nuno Ferreira Santos
  • Bar Park
    Bar Park Nuno Ferreira Santos
  • Madame Petisca
    Madame Petisca
  • Topo
    Topo
  • Rio Maravilha
    Rio Maravilha
  • A cavalo
    A cavalo
  • Pelo Gerês
    Pelo Gerês Fernando Veludo/nFactos
  • Gelado e flores na Giallo de Campo de Ourique
    Gelado e flores na Giallo de Campo de Ourique DR
  • Aproveitar para prolongar o anoitecer
    Aproveitar para prolongar o anoitecer Lara Jacinto

Continuação: página 7 de 10

10 grandes ideias para os dias grandes

7. Fazer ioga a olhar para o rio

É o arranha-céus mais alto de Portugal (145 metros até ao topo) e só por isso já vale a subida. Lá em cima há um mar de azul. Acompanha-se com o olhar a Ponte Vasco da Gama, com a sua linha sinuosa sobre o Tejo. Com paciência segue-se a trajectória de um navio, as famílias a passear no calçadão, pequenininhas, as gaivotas a voarem bem abaixo de nós. Agora chega, é preciso fechar os olhos. Concentrar. Respirar. Relaxar.

A aula de ioga faz parte do Wellness Brunch, um programa do Hotel Myriad (grupo Sana), vizinho de paredes-meias com a Torre Vasco da Gama. Nos últimos sábados de cada mês, o antigo restaurante panorâmico (construído para a Expo 98 e encerrado desde 2011) transforma-se num espaço zen com velas acesas e música baixinha, com colchões estendidos no chão de madeira e virados para as enormes vidraças. Uma representação de Shiva compõe o ambiente. Vasco Clamote, do Centro de Ioga Áshrama Vasco da Gama, dá início à aula para principiantes. Sintam-se no céu, diz. Sintam-se um rio. Sintam-se em comunhão com a natureza. E sobretudo, sorriam, sempre.

Depois da prática, passa-se para o spa, com piscina de hidromassagem, banho turco e sauna à disposição. E uma mesa com chá gelado, água aromatizada e frutos secos para aguentar até ao brunch. Tudo com vista escancarada sobre o rio. As espreguiçadeiras em frente à janela pedem um livro, para que se deixe o tempo correr.

E depois há o brunch. Um buffett do chef Frederic Breitenbucher que poderá começar com um prato de ostras de Cacela Velha, na ria Formosa, seguir para um sushi, couscous com legumes, salada César de frango, chamuças... e terminar nos pratos quentes (bacalhau com broa, compota de cebola e espinafres, e porco assado com aromas de cozido à portuguesa — os enchidos estavam mesmo lá). A mesa das sobremesas vale também a visita, com gelados caseiros (especiarias, frutos vermelhos, baunilha e violeta), arroz doce, fruta... Há também o cantinho das crianças, com massas — penne salteado com ragout de salmão, e uma infinidade de doces coloridos para a sobremesa.

Depois disto, o melhor é mesmo um passeio para ajudar a digestão. O rio está aqui ao lado, é só segui-lo. F.G.H.

Programa Wellness Brunch
9h30: aula de ioga na Torre Vasco da Gama
11h-13h: acesso ao spa (piscina interior, sauna e banho turco)
13h30-15h30: Wellness Brunch
Sujeito a reserva e disponibilidade.
Inscrições: Sayanna Wellness – Myriad by SANA Hotels, tel.:  211 107 690; email: myriad@sayannawellness.com
65€ por pessoa.

8. De bicicleta nas margens do Minho

Corre paralela ao rio Minho, que lhe dá o nome, esta ecopista que já foi considerada como a quarta melhor da Europa. De Monção a Valença, de Valença a Monção, a pé ou de bicicleta, segue-se o antigo traçado da linha férrea nesta que foi a primeira via ecológica a fazer aproveitamento deste tipo de equipamento abandonado em Portugal — e devido a esta circunstância pode esperar-se um percurso de dificuldade baixa, com poucos desníveis, apropriado a todos e oferecendo-se ao puro desfrute da paisagem.

--%>