Fugas - Viagens

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

Continuação: página 7 de 8

O Natal cheira a amêndoas torradas e vinho quente

Viramos em direcção ao Reno e enquanto passa um barco turístico (os cruzeiros são incontornáveis nesta região), avistamos luzes féericas na outra margem, no meio da floresta: castelo?, igreja? continuamos sem saber, mas é mais um toque de conto de fadas por estas paragens. Nesta rua paralela ao rio, o mercado é mais caótico, ocupando apenas os passeios e deixando pouco espaço para caminhar — às vezes somos levados pela multidão e mal vimos a barraca de doces de “duendes”. Por isso, voltamos costas ao Reno e seguimos para o centro histórico numa rua “gastronómica” — até porcos no espeto vemos, além das muitas salsichas, de vários tipos. O vinho quente tomamo-lo de frente para um presépio de tamanho razoável; mais tarde provaremos uma especialidade local, o café Rüdesheimer: primeiro entra o brandy Asbach Uralt e três cubos de açúcar, depois de flambeados estes junta-se o café, cobre-se com chantilly e raspas de chocolate.

GUIA PRÁTICO

Como ir

A porta de entrada para esta região é Frankfurt. Daí até Heidelberg fomos de comboio, com estação no próprio aeroporto, e transferência em Mannheim — a viagem dura cerca de 40 minutos. Para se deslocar entre as cidades, se não quiser alugar carro, há um sistema integrado de camionetas e comboios regionais — o bilhete é o mesmo, pode usá-lo ainda que use os dois meios de transporte na mesma viagem. De Wiesbaden ao aeroporto de Frankfurt o comboio leva mais ou menos 30 minutos.

Onde comer

Porco, cordeiro, pato, veado, schnitzel (panado à moda vienesa) na carne; salmão e truta no peixe — estes são os pratos mais comuns nos restaurantes onde fomos. As salsichas, claro, são omnipresentes nos menus. E a sopas também — mas atenção: parece que quanto mais verduras têm, mais líquidas são; recomenda-se a de beringela, se encontrar. Quase todos os restaurantes (excepto o do mosteiro) são típicos, o que se reflecte na decoração com abundância de madeira, e muito acolhedores.

Wirtshaus Zum Seppl
Hauptstrasse 213
Heidelberg
www.heidelberger-kulturbrauerei.de

Restaurant Zum Gru¨nen Baum
Große Gasse 17
Michelstadt
www.gruenerbaum-michelstadt.com

Michel’s Restaurant im Gasthaus Zum Hirsch
Bahnstrasse 2
Erbach im Odenwald
www.michels-restaurant.de

Der Andechser im Ratskeller
Schloßplatz 6
Wiesbaden
www.derandechser-wiesbaden.de

Gastronomiebetriebe im Kloster Eberbach
65346 Eltville im Rheingau
http:/kloster-eberbach.de/

Breuers Ru¨desheimer Schloss
Drosselgasse
Ru¨desheim
www.ruedesheimer-schloss.de

Onde dormir

Hip Hotel
Hotel em que cada quarto é uma cidade: nós ficamos em Amesterdão e dormimos entre os mestres da pintura flamenga — houve quem ficasse em Bali, com areia no quarto.
Hauptstraße, 115
Heidelberg
www.hip-hotel.de

Hotel Zentlinde
Hotel numa pequena povoação, longe de tudo — mas com um spa, que inclui piscina aberta até às 22h.
Hu¨ttenthaler Straße 37
Mossautal - Gu¨ttersbach
www.zentlinde.de

Dorint Pallas Wiesbaden
Hotel moderno, confortável e central, procurado para negócios.
Auguste-Viktoria-Straße 15
Wiesbaden
www.dorint.com

--%>