Fugas - Viagens

  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Amanda Ribeiro
  • Sossusvlei
    Sossusvlei Amanda Ribeiro
  • Yvette Naris, em Solitaire
    Yvette Naris, em Solitaire Amanda Ribeiro

Continuação: página 7 de 7

Estamos na Namíbia ou noutro mundo?

 

Dez dicas para viajar na Namíbia

- Cumprimente. Os namibianos são simpáticos e apreciam-no.

- A condução é feita pela esquerda e há quase sempre uma história com um pneu furado para contar. Ponha a mecânica em dia.

- Viajar pelo país de carro pode ser altamente introspectivo — e solitário. Prepare uma boa playlist ou descarregue uns quantos podcasts.

- É um país grande, com pouca gente, por isso não espere encontrar muitas civilizações ou bombas de gasolina. Abasteça com fartura, leve água e comida e aproveite as paragens para ir à casa de banho; caso contrário, há o mato (e animais).

- Leve um telemóvel desbloqueado e compre um cartão local com pacote de dados. Nem sempre vai estar contactável, uma vez que não há rede em todo o lado, mas a ligação à Internet pode dar jeito. Há wifi nos lodges e cidades, mas nem sempre funciona na perfeição.

- Ir à Namíbia não é sempre sinónimo de calor. Consulte a meteorologia e invista em roupa leve e variada, inclusive calças e camisolas com mangas (atenção aos mosquitos!), sapatos fechados e, pelo menos, um lenço.

- Em mercados e bancas de rua, negoceie. E boa sorte para conseguir enfrentar o poder comercial das himba.

- Provavelmente, num belo dia, alguém lhe há-de perguntar como se chama para, minutos depois, lhe tentar vender uma bonita noz de marfim-vegetal trabalhada. E já com o seu nome inscrito. É um esquema — mas até faz sorrir.

- Apesar da criminalidade crescente, sobretudo em cidades como Windhoek, a Namíbia é um país seguro. Tome as precauções habituais, sobretudo à noite.

- Os namibianos são, por norma, pontuais, e não esperam (muito). Se tiver um encontro, já sabe...

 

Guia prático

Como ir

Não há voos directos entre Portugal e a Namíbia, por isso terá sempre de fazer pelo menos uma escala. Uma boa alternativa poderá ser partir de Lisboa e fazer escala em Luanda com a TAAG. A Across tem vários programas para a Namíbia, entre eles um de 14 dias em viagem pelos locais mencionados com preços a partir dos 3485 euros. Para mais informações, contacte a Across através do telefone 217 817 470, pelo email travel@across.pt ou consulte o site www.across.pt.

Quando ir

Não é uma pergunta fácil: depende do que quer fazer e que parte do país quer visitar. A melhor altura para ir em geral é de Abril a Outubro, sendo que a época alta começa por volta de Junho/Julho, logo os preços estão mais elevados.

Onde ficar

Os lodges que proporcionam um contacto mais próximo com a Natureza, logo a vida selvagem, constituem grande parte da oferta turística, nomeadamente fora das grandes cidades. De todos os alojamentos que conhecemos nesta viagem, recomendamos, na zona de Etosha, o La Rochelle Luxury Lodge e as várias ofertas (para vários bolsos) da Ongava Game Reserve; em Damaraland, o Palmwag Lodge & Camping; e em Sossusvlei, o Le Mirage Resort & Spa. O pequeno-almoço no Strand, em Swakopmund, torna perfeita a manhã do mais acabrunhado.

A Fugas viajou a convite da Across e da TAAG

--%>