Fugas - Viagens

  • Alguns treinos do bootcamp têm por palco a praia da falésia
    Alguns treinos do bootcamp têm por palco a praia da falésia Fotografias: Raquel Costa/Stills
  • Treinos intensos, descanso adequado e alimentação na hora certa fazem parte do segredo do bootcamp
    Treinos intensos, descanso adequado e alimentação na hora certa fazem parte do segredo do bootcamp
  • Material abundante à disposição nos relvados do hotel
    Material abundante à disposição nos relvados do hotel
  • Treino individual acompanhado ajuda a motivar
    Treino individual acompanhado ajuda a motivar
  • Treinador está permanentemente atento à execução dos exercícios
    Treinador está permanentemente atento à execução dos exercícios
  • Força, resistência, agilidade: os bootcamps tentam atingir diversos objectivos através do treino funcional
    Força, resistência, agilidade: os bootcamps tentam atingir diversos objectivos através do treino funcional
  • Uso de rolos permite a libertação miofascial dos músculos mais tensos
    Uso de rolos permite a libertação miofascial dos músculos mais tensos
  • Recurso aos movimentos compostos activa mais grupos musculares e aumenta o consumo de energia
    Recurso aos movimentos compostos activa mais grupos musculares e aumenta o consumo de energia
  • Chef Luis Mourão comanda as ementas do Epic Sana, mesmo as adaptadas para quem treina duas vezes por dia
    Chef Luis Mourão comanda as ementas do Epic Sana, mesmo as adaptadas para quem treina duas vezes por dia
  • Frutos vermelhos, iogurte e cereais: é preciso escolher bem as fontes nutricionais
    Frutos vermelhos, iogurte e cereais: é preciso escolher bem as fontes nutricionais
  • Granola e chã ao pequeno-almoço: o faustoso buffet do Abyad é terreno proibido para o bootcamp
    Granola e chã ao pequeno-almoço: o faustoso buffet do Abyad é terreno proibido para o bootcamp

Afinal, descansar custa muito suor — e o corpo é que ganha

Por Victor Ferreira

Férias são sinónimo de descanso, mas nem sempre o descanso é aquilo que pensamos. O chamado Luxury Bootcamp é uma experiência intensa, que fica na memória. E sai do corpo.

A conversa começou com uma frase que, apesar do teor, me pareceu apenas um desbloqueador: “Victor, tenho uma proposta indecente para te fazer.” Confiante, agucei os ouvidos: um bootcamp de luxo, de uma semana, num hotel de cinco estrelas no Algarve. Programa diário: acordar às seis, aquecimento às sete, treino de duas horas e meia de manhã e dose idêntica à tarde. Não evitei pensar: estariam loucos?

Semanas depois, estava na estrada rumo ao Epic Sana Hotel, na praia da Falésia, em Albufeira. Carreguei o carro com a lista de material recomendado, enviada previamente: diversos pares de calçado desportivo; “bastante quantidade de roupa interior” e de meias de desporto “de qualidade”; roupa desportiva em camadas; um casaco compacto impermeável; cantil; boné; luvas de exercício; óculos de sol; pacote de pensos rápidos; e mais umas miudezas. Também levei comigo algumas preocupações: será que teria de correr na praia, para mal dos meus joelhos? Dar-me-iam comida suficiente? Haveria alguma semelhança com os populares bootcamps de estilo militar, em que o pessoal tenta construir um “espírito de grupo” para sobreviver ao exercício no mato, ao sono em tendas, à falta de comida?

Rapidamente percebi que a palavra luxo não estava por acaso ao lado da palavra bootcamp. O Epic Sana é um cinco estrelas inaugurado em 2013 e desde que se entra até ao check out é-se tratado como um rei. O check in foi feito no quarto, onde me deixaram uma caixa com três bombons de chocolate e um macaron. Se um bootcamp é para tratar do físico, mais valia despachar logo os chocolates. Olhei para a espreguiçadeira na varanda e perguntei-me quanto tempo iria passar ali deitado a ler e a relaxar. Puro engano…

Horas depois, primeiro briefing com o treinador, Marco Baioa, um algarvio que andou por meia Europa até regressar a casa. Em cerca de 60 minutos, descreveu o essencial da semana que teríamos pela frente. Sete dias de trabalho físico de alta intensidade, para um grupo constituído por sete pessoas: jornalistas, bloggers, um empresário e um corretor financeiro vindo de Londres. É a segunda participação deste último no bootcamp, embora o primeiro tivesse sido noutra unidade hoteleira. “Se há quem repita, é porque a coisa não é assim tão má”, pensei.

“Isto não é um bootcamp militar”, começa por dizer o treinador. Primeira dúvida respondida. “A minha linha é o fitness, o método é o treino funcional”, prossegue. De certeza que havia ali gente a pensar numa coisa tipo The Biggest Looser, o famoso programa de TV, que teve versão portuguesa na SIC, no qual pessoas obesas entravam em reclusão numa quinta para tentarem emagrecer graças a um rigoroso plano de treino, descanso e alimentação. “Vocês não têm grandes hipóteses de fuga ou de ficarem na ronha. Isto é um programa radical.” Enquanto o briefing decorria, a organização mandou limpar o minibar dos quartos. Só ficaram as águas. Isto não é TV Realidade, nem um bootcamp militar. Mas, pelos vistos, também não é para brincar.

In the Navy!
O primeiro dia começou por volta das 7h30. Na véspera, Marco citou casos de pessoas que perderam quatro a sete quilos de massa gorda numa semana. Certo de que ali ninguém obteria resultados dessa grandeza, mantive-me longe de expectativas.

--%>