Casa Bragança
Rua Arquitecto Nicolau Nasoni, 16
Tel.222 002 596.
Horário – 10h/22h30. Fecha ao domingo
Adega S. Nicolau
As obras de remodelação aparentaram-na às tabernas modernas no aspecto, mas não alteraram os sabores. O arrozinho de feijão, no Inverno, ou de tomate, no Verão, os filetes de polvo, as tripas e o rabo de vitela mantêm-se e, apesar da afluência crescente de turistas, a Adega São Nicolau não perde a clientela portuguesa. A cozinha é que funciona agora quase em contínuo e não é estranho que se cruzem os últimos do almoço com os primeiros do jantar, tal é o corrupio de turistas.
E mesmo que a vocação de copos e petiscos de outros tempos tenha cedido ao ritmo das refeições, continua a haver sardinha frita e bolinhos de bacalhau, mas também amêijoas à Bulhão Pato, lulas grelhadas, ou até sável e lampreia na sua temporada. Os filetes de polvo com arroz do mesmo e tripas à moda do Porto são património desta casa, que já foi quase única no coração da Ribeira e está agora rodeada de bares e restaurantes por todos os lados. Mesmo com tanta mudança, continua a ser um lugar único e privilegiado. J.A.M.
Taberna S. Nicolau
R. São Nicolau, 1
Tel.222 008 232
Horário: 12h/23h. Fecha ao domingo
Casa Aleixo
Ainda subsistem as pitorescas placas a assinalar o Laboratório (cozinha), Farmácia (garrafeira) e Sala de Operações (sala de jantar) mas o estilo e o serviço modernizaram-se e o ambiente é contemporâneo. A cozinha é a de sempre, e a clientela continua a sentar-se para saborear aqueles que consideram com o os melhores filetes e de polvo com arroz do planeta. Apesar dos muitos anos de história e do relevo geracional, a Casa Aleixo mantém a estrutura, o atendimento e a cozinha de sempre.
Aos filetes de polvo com o respectivo arroz, juntam-se os filetes de pescada, o bacalhau frito com cebolada, o cabrito, a costela mendinha – assados no forno a lenha – e as inevitáveis tripas à moda do Porto. Imperdível é a aletria de ovos que faz parte da identidade da casa. Uma perdição! J.A.M.
Casa Aleixo
Rua da Estação, 216
Tel.225 370 462
Horário: 12h/14h30 e 19h30/22h. Fecha ao domingo
Taberna S. Pedro
Há que ter cuidado, que os turistas já atravessaram o rio até à Afurada e a Taberna alargou-se a um terraço lateral com ares de arraial. Não tem mal, para quem goste, mas a Taberna do S. Pedro é a que está na esquina, com mesas no exterior e os grelhadores ali ao lado.
Murmura a maré no casco / os pescadores conversam /à porta do tasco /fumando cigarro forte. Povoado de pescadores, a Afurada mantém ainda a essência do poema de Carlos Tê cantado por Rui Veloso.
S. Pedro continua a ser o protector das gentes do mar, e à porta da taberna – até há pouco quase a única – continua-se a grelhar sardinha, robalo, lulas, linguado ou rodovalho. Para lá dos peixes e do ar de maresia, a ida até a Afurada vale também a pena pela travessia do Douro nos pequenos barcos que em permanência fazem a ligação à Cantareira. O peixe até sabe melhor. J.A.M.
Taberna do S. Pedro
Rua Agostinho Albano 84. Afurada.
Tel. 912 846 887.
Horário: 8h/23hAberta todos os dias.