Como ir
Várias companhias aéreas europeias voam para Bogotá, por preços a rondar os 1200 euros. Não há voos directos a partir de Lisboa.
Desde a capital da Colômbia, a Avianca garante as ligações com outras cidades, incluindo Cartagena das Índias, com um preço de ida e volta de cerca de 200 euros. Para chegar a Aracataca, o mais fácil é a partir de Santa Marta, num percurso de autocarro de menos de duas horas. Para breve está prevista a ligação por comboio, o Comboio Amarelo, para atrair maior número de turistas à cidade de Gabo.
Quando ir
A Colômbia, estando ao lado da linha do Equador, tem um clima com poucas variações. Os meses de Dezembro e Janeiro, quando o povo parece viver em permanente festa, são boas opções para visitar este país de quase 50 milhões de almas.
A época da Semana Santa também pode ser considerada uma boa alternativa. Cartagena das Índias, nas Caraíbas, goza de dias de sol durante quase todo o ano.
Onde dormir
A oferta é variada, para todas as carteiras, mas se pretende ir ao encontro da história nada melhor do que alojar-se no antigo Convento de Santa Clara, actual Hotel Sofitel. Em Santa Marta, para quem pretende visitar Aracataca, a oferta de qualidade é menor. Mas não faltam bons hotéis com preço em conta.
Onde comer
Sendo Cartagena uma cidade turística, não faltam restaurantes, como o El Santíssimo, no Bairro de San Diego, El Rincón de la Mantilla, no centro, ou o Coroncoro, em Getsemani. Em Santa Marta, aconselha-se o Donde Chucho, com bom marisco, e em Aracataca, mais pela curiosidade, o Restaurante Gabo, propriedade de um investigador da vida do escritor que de quando em vez lhe envia dedicatórias mas que nunca ali pôs os pés.
A visitar
Em Santa Marta, há todo um passado colonial; não muito longe, a praia de Taganga é o lugar perfeito para um final de tarde; em Cartagena das Índias o melhor é não seguir um mapa, guiando-se apenas pelos sentidos. Um pouco distante da cidade, justifica-se uma visita à bonita Playa Blanca, com as suas areias finas, na ilha de Barú.
Informações
Para entrar na Colômbia apenas necessita de ter passaporte com seis meses de validade.
A moeda é o peso colombiano.
Um euro equivale a 2600 pesos. A diferença horária entre Portugal e a Colômbia é de seis horas.
Livros
A D.Quixote tem editados todos os livros de Gabriel García Marquez, incluindo a auto-biografia "Viver para Contá-la" e a biografia de Gerald Martin, "Uma Vida".