Fugas - Viagens

Antony Njuguna/Reuters

Continuação: página 9 de 9

De Nairobi a Ngorongoro num camião chamado Cristina

Memórias de África Quénia e Tanzânia custa 2459 euros por pessoa - conforme consta no site da Internet da Agência Abreu -, valor a que acresce o pagamento local de mais 280 euros e de 550 dólares norte-americanos. As partidas mais próximas serão nos dias 17,18, 20 e 31 e, já em Setembro, a 3, 5, 12, 14 e 17.

Para além da consulta do viajante, em que o mais provável é ser-lhe recomendada a profilaxia da malária, a agência de viagens faz uma série de recomendações ao nível de equipamento, "que deverá ser o mínimo necessário e imprescindível". Dentro desta premissa conta-se uma muda completa de roupa de abrigo adequada para o clima de Inverno, incluindo polar e corta-vento. Sandálias, chinelos, botas ligeiras/ calçado do tipo todo-o-terreno, mochila pequena para objectos pessoais, um saco de cama adequado para temperaturas de 5º e 15º, roupa cómoda e ligeira, impermeável, repelente antimosquitos e lanterna frontal tipo "mineiro" são outros artigos imprescindíveis.

A lista continua com cantil (min.1 litro), chapéu, óculos de sol, protector solar com índice de protecção alto, binóculos, máquina fotográfica ou de filmar, toalhitas húmidas e produtos de higiene, toalha pequena, papel higiénico para os dias de acampada livre, dinheiro pessoal em dólares e euros, cartão de crédito (para imprevistos), ainda que somente poderá ser usado em pontos concretos do itinerário (como Nairobi e Arusha).

Para além de uma mala principal, o restante equipamento e o resto da bagagem terão de ser levados apenas numa bolsa ou numa mochila não rígida. Especialmente em veículos todo-o-terreno, e nas avionetas que farão a ligação à ilha de Zanzibar, não existe espaço adequado para volumes que não sejam moldáveis. Deverá ainda ter em conta que o camião também apresenta um espaço limitado e, nesse sentido, aconselha-se uma mala principal com as medidas de 80cm x 60cm x 40cm. Para comodidade do grupo em geral e do próprio viajante, não deverá ultrapassar os 60 litros (15 kg) porque nos voos internos é este o peso limite. Nalguns pontos da viagem será possível lavar roupa.

--%>