Fugas - Viagens

  • Museu Nacional
    Museu Nacional Ricardo Moraes/Reuters
  • Detalhe do Congresso Nacional do Brasil
    Detalhe do Congresso Nacional do Brasil Roberto Jayme/Reuters
  • A Justiça, estátua no Supremo Tribunal de Justiça
    A Justiça, estátua no Supremo Tribunal de Justiça Ricardo Moraes/Reuters
  • Congresso Nacional do Brasil
    Congresso Nacional do Brasil Ricardo Moraes/Reuters
  • Congresso Nacional do Brasil
    Congresso Nacional do Brasil Ricardo Moraes/Reuters
  • Ponte Juscelino Kubitschek
    Ponte Juscelino Kubitschek Ueslei Marcelino/Reuters
  • A Brasília em jardim
    A Brasília em jardim Jamil Bittar/Reuters

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Brasília: Morar nesta cidade inventada é "coisa boa"

O antigo professor da UnB sabe que corre o risco de ser "melancólico" ou "desencantado", mas não pode deixar de dizer que, como todas as utopias, Brasília ficou por cumprir. É hoje uma "cidade estética", pensada como capital de um país, capaz de criar imagens emblemáticas, de encenar o poder, mas eticamente ficou aquém do sonho do urbanista. Teve o mérito, apesar de tudo, de mostrar até que ponto pode ser importante uma utopia.

Gorovitz e Lúcio Costa conheceram-se no início dos anos 1960, quando o primeiro era ainda estudante. Estariam juntos mais vezes e é por isso que o arquitecto não esquece a sua "lucidez e elegância", "síntese perfeita de razão e sensibilidade", lembra Gorovitz, evocando um episódio que é para ele reflexo da personalidade do homem que tem por referência: "Quando um jornalista lhe perguntou como se definia, intitulou-se "um homem bom". Eu acrescentaria belo."

Mesmo com as transformações que "atacam" o Plano Piloto, a cidade de Lúcio Costa foi uma tentativa bem-sucedida de conciliar o público e o privado, diz o professor, encontrando um certo equilíbrio entre aquilo que o colectivo deseja e o que cada um procura na sua intimidade.

Costa, que sempre viveu no Rio de forma discreta, disse numa entrevista televisiva, em 1984, depois de mais uma visita à capital, que "o projecto era uma coisa e ficou outra", mas que ainda reconhecia nela a "cidade serena" com que tinha sonhado. Remexia-se na cadeira quando as pessoas reclamavam de Brasília uma espontaneidade que não era suposto que tivesse e pedia-lhes que não a tratassem como uma "cidade normal". Aquela era, para ele, uma capital administrativa que resultava de um "acto de vontade" - construída a 1300km da costa quando, em finais da década de 1940, 70% dos brasileiros viviam ao pé do mar, só podia ser racional, imposta. E devia orgulhar-se disso.

Clarice Lispector concordava com ele. A autora de A Paixão Segundo G.He de Perto do Coração Selvagem está entre os que melhor a definiram, dizendo que é o lugar onde o espaço mais se parece com o tempo. "Brasília é artificial. Tão artificial como devia ser o mundo quando foi criado", escreveu.

Imposta, é certo, mas quase sempre sedutora. Sobretudo quando a estadia passa pelas superquadras, a Livraria Saraiva e as lojas de vinis da Asa Norte.


GUIA PRÁTICO

Como ir

Circular na cidade não é fácil (apanhar um táxi pode mesmo ser uma aventura), mas chegar lá é. O melhor é viajar de avião, sobretudo quando as distâncias são grandes e a qualidade das estradas as torna ainda maiores. De Lisboa o voo é directo - a TAP é mesmo a única companhia europeia a voar sem escalas para a capital federal. Pode viajar todos os dias da semana, com saída de Lisboa às 9h35 e chegada a Brasília às 17h15 (hora local). Agora no Verão as tarifas são a partir de 673 euros (só ida, taxas incluídas).

Quando ir

A temperatura em Brasília é quase sempre amena (pelo menos para os padrões europeus), mas Agosto e Setembro, por serem mais quentes e secos, requerem cuidados especiais (protectores solares e muita água para quem anda na rua a passear). Para compensar, é nestes meses que o pôr do sol da cidade é mais espectacular, carregando o céu limpo de laranjas, rosas e vermelhos. Se pensa viajar entre Novembro e Fevereiro prepare-se para a chuva - com ela a vegetação do cerrado exibe-se ainda mais do que é habitual.

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