É também em Pedras d’El Rei onde vive o ser mais antigo do país: uma oliveira com mais de 2000 anos, que nos deixa um mundo oco para nos sentarmos lá dentro a ver ramos mais fortes do que 60 gerações. O espanto faz-nos perder o autocarro para o centro de Tavira e ganhar a hipótese derradeira de uma boleia. À margem das alfarrobeiras, há um carro que pára. Homem de Lisboa a viver em Vila Real de Santo António. Acredita que as boleias já não são de hoje e conta que não trocaria o Algarve por nada. Quando nos deixa junto às salinas, percebemos porquê. Receamos, inclusive, o regresso à carruagem da vida rápida. Tavira tem tempo para mostrar as ruas pedonais, o rio Gilão, as galerias de arte, as imobiliárias como enxames a apanhar oportunidades de mel para os estrangeiros.
Após seis dias em viagem, sabemos que o descanso chega ao sétimo, no regresso a casa. “Os vossos bilhetes, por favor.” Aquiescemos, com o cartão do Intra_Rail num dedo e o bilhete a zeros no outro. “Estão a fazer um Intra_Rail, é? Então eu já cá venho”, adia o revisor. Nunca havíamos conhecido um assim, como Nélson, cabelos longos e louros até ao meio das costas, conversador com as senhoras de tom moreno que circulam paralelas ao Mediterrâneo. Riem-se dengosas; nós olhamos a ria Formosa. Nélson volta, aconselha um restaurante em Faro, conta que é um homem do metal, onde “são tudo pessoas pacíficas, muito calmas”. Deixa-nos picar os bilhetes, em brincadeira de criança. “Façam mais!”, incita.
E aqueles furos imensos no papel eram as viagens infinitas e sempre diferentes no transporte que revolucionou o mundo. Porque como sabia Álvaro de Campos, nascido em Tavira pelas mãos de Pessoa, “o lugar a que se volta é sempre outro; a gare a que se volta é outra”.
A saber
- O Intra_Rail pode ser utilizado por jovens até aos 30 anos em duas versões – Xcape (três dias de viagem e duas noites em Pousadas de Juventude, com pequeno-almoço) e Xplore (sete dias de viagem e seis noites de estadia com pequeno-almoço). O cartão é válido nos comboios regionais, inter-regionais, intercidades (2.ª classe) e urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra. Os preços variam entre os 58 (Xcape com Cartão Jovem) e os 146 euros (Xplore sem Cartão Jovem). Existe, ainda, o Intra_Rail Live Trip, para grupos de 12 a 40 pessoas, sem limite de idade (três dias de viagem e duas noites de alojamento).
- A primeira Pousada de Juventude em Portugal foi a de Catalazete, inaugurada em 1959. O conceito de albergue da juventude surgiu na Alemanha, em 1912, pela mente de Richard Schirmann.
- “Das 40 Pousadas de Juventude em território continental, 23 estão localizadas a menos de 10 quilómetros de estações de comboio, 17 das quais a menos de dois quilómetros e meio”, destaca o presidente da Movijovem, Ricardo Araújo.
Museu Nacional Ferroviário: Do século XIX à levitação magnética
Cinco anos de obras depois, o Museu Nacional Ferroviário reabre ao público dia 19 de Maio exibindo 150 anos de história dos caminhos-de-ferro portugueses. Situado junto à estação do Entroncamento, o espaço distribui-se por 4,5 hectares com 19 linhas férreas, o Comboio Real e o Comboio Presidencial, carruagens-auditório onde haverá cinema, 36 mil objectos ligados ao sector, dezenas de veículos e plataformas multimédia onde caberão desde as primeiras locomotivas até aos “comboios do futuro”. Junto à área lounge, o restaurado painel As profissões, de Cottinelli Telmo, repousa para que o olhemos com tempo.