Fugas - Viagens

  • Gare do Oriente, Lisboa
    Gare do Oriente, Lisboa Enric Vives-Rubio
  • Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento
    Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento Enric Vives-Rubio
  • Estação de Entroncamento
    Estação de Entroncamento Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Castelo de Almourol
    Castelo de Almourol Enric Vives-Rubio
  • Torre Dom Dinis, Idanha-a-Nova
    Torre Dom Dinis, Idanha-a-Nova Enric Vives-Rubio
  • Idanha-a-Nova
    Idanha-a-Nova Enric Vives-Rubio
  • Rio Tejo
    Rio Tejo Enric Vives-Rubio
  • Rio Tejo
    Rio Tejo Enric Vives-Rubio
  • Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento
    Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento Enric Vives-Rubio
  • Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento
    Museu Nacional Ferroviário, Entroncamento Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Porto
    Porto Enric Vives-Rubio
  • Estação de São Bento, Porto
    Estação de São Bento, Porto Enric Vives-Rubio
  • Estação do Pinhão
    Estação do Pinhão Enric Vives-Rubio
  • Linha do Douro
    Linha do Douro Enric Vives-Rubio
  • Estação do Pinhão
    Estação do Pinhão Enric Vives-Rubio
  • Rio Minho
    Rio Minho Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Cristo Rei, Almada
    Cristo Rei, Almada Enric Vives-Rubio
  • Pousada de Juventude de Almada
    Pousada de Juventude de Almada Enric Vives-Rubio
  • Guimarães
    Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Largo do Toural, Guimarães
    Largo do Toural, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Mr. Miyagi no Laboratório das Artes, Guimarães
    Mr. Miyagi no Laboratório das Artes, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Centro Cultural Vila Flor, Guimarães
    Centro Cultural Vila Flor, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães
    Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães
    Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães
    Plataforma das Artes e da Criatividade, Guimarães Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Pequeno almoço das Pousadas de Juventude
    Pequeno almoço das Pousadas de Juventude Enric Vives-Rubio
  • Pousada de Juventude de Vila Nova de Cerveira
    Pousada de Juventude de Vila Nova de Cerveira Enric Vives-Rubio
  • Praia do Barril, Tavira
    Praia do Barril, Tavira Enric Vives-Rubio
  • Praia do Barril, Tavira
    Praia do Barril, Tavira Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio
  • Salinas, Tavira
    Salinas, Tavira Enric Vives-Rubio
  • Enric Vives-Rubio

Continuação: página 8 de 8

Intra_Rail: Portugal em títulos de viagem

Mas em Portugal muitos troços foram desactivados sob o argumento do número reduzido de passageiros.

A questão da pouca utilização tem a ver com as infraestruturas, que têm de ser renovadas. O que lá estava era uma estrutura que tinha quatro ou cinco vezes mais do que um ciclo de vida normal. Se nós tivéssemos uma auto-estrada Lisboa-Porto com um tapete de asfalto de 60 anos, seguramente que o volume de tráfego seria inferior.

O facto de o eixo mais utilizado ser o que une Braga a Faro não é um reflexo da migração das populações para o litoral?

A questão da litoralização da população não está directamente relacionada com os tráfegos. Quando consultamos as estatísticas das deslocações diárias em muitos sítios do Alentejo onde outrora existia comboio, verificamos que, apesar de a população ter diminuído, as viagens são em maior número, porque os serviços e empregos concentraram-se nas capitais de distrito. Atendendo a isto, esperava-se que a oferta de transportes públicos, nomeadamente autocarros, fosse maior, mas não. Toda a gente foi incentivada a viajar de automóvel e o comboio começa a ser algo de exótico.

Enquanto no resto da Europa o comboio é o transporte do presente e do futuro, aqui é uma espécie de relíquia.

Mas o conceito de transporte colectivo cabe na sociedade contemporânea, marcada pelo individualismo?

Eu não penso que a sociedade portuguesa seja mais individualista do que a espanhola ou a francesa. Há a ideia de que as pessoas já não andam de comboio porque melhoraram o nível de vida. Mas se assim fosse, um país como a Alemanha, que é o terceiro maior do mundo em viagens de comboio per capita, era um país onde as pessoas tinham um salário miserável. E sabemos bem que não é assim.

--%>