Fugas - Viagens

  • A península de Akamas, na parte ocidental, é uma das regiões menos exploradas da ilha
    A península de Akamas, na parte ocidental, é uma das regiões menos exploradas da ilha St Gerardi
  • Aqueduto de Kamares
    Aqueduto de Kamares St Gerardi
  • As igrejas são testemunhas da fé e as montanhas de Troodos sempre foram, ao longo dos tempos, lugar de refúgio
    As igrejas são testemunhas da fé e as montanhas de Troodos sempre foram, ao longo dos tempos, lugar de refúgio Cyprus Tourism Organization
  • É no Chipre que se faz o vinho mais antigo do mundo
    É no Chipre que se faz o vinho mais antigo do mundo Cyprus Tourism Organization
  • Praia de Dasoudi, em Limassol
    Praia de Dasoudi, em Limassol F. Cappellari
  • Amphora Cave Dive, em Aya Napa
    Amphora Cave Dive, em Aya Napa Scubacube
  • Teatro Kourion, em Limassol
    Teatro Kourion, em Limassol F. Cappellari
  • Baía de Nissi, em Aya Napa
    Baía de Nissi, em Aya Napa Cyprus Tourism Organization

Continuação: página 7 de 8

Segredos bem guardados na ilha da deusa do amor

Como ir

Não há ligações aéreas directas entre Portugal e Chipre mas diferentes companhias operam entre Lisboa e Larnaca com uma escala. Não sendo propriamente barata, a tarifa (a rondar os 600 euros) da Lufthansa tem a vantagem de não obrigar a uma paragem prolongada em Frankfurt. Mesmo assim, convém pesquisar outras possibilidades, como a Transavia, em conjunto com a KLM, ou mesmo — e essa pode ser uma solução mais em conta — voar para Atenas e, desde a capital grega, com a Aegean Airlines até Larnaca (preço para um bilhete de ida e volta ronda os 120 euros). 

Onde comer

Em Asinou, mesmo em frente à igreja, ninguém se sente infeliz ou arrependido após provar a gastronomia do Stavros tis Asinou, especialmente uma das suas delícias, o kleftiko, um guisado de borrego com uma qualidade difícil de igualar em toda a região. Em Omodos, a Taverna Makrinari oferece excelentes mezzes, em Kyrenia, o Niazi’s tem os melhores kebabs grelhados no carvão (de preferência acompanhados de mezzes) e, em Paphos, se decidir ficar mais do que um dia, não deixe de experimentar (e de reservar atempadamente) o Ficardo, na Poseidonos Avenue 50A, o extremamente popular (pode ter de esperar uma semana por uma mesa, mesmo na época baixa) Laona, na Votsi Street, 6, um restaurante há 30 anos com a mesma gerência, ou, finalmente, o The Windmill, na Pafias Afroditis Street, 19, um ambiente familiar e uma cozinha soberba.

Onde dormir

Se pretender pernoitar nas montanhas Troodos, tem diferentes alternativas mas uma das melhores passa pelo Forest Park, com vista sobre a aldeia de Platrès (a poucos quilómetros de Omodos), um edifício colonial com quartos muito confortáveis e preços acessíveis. Já em Kakopétria, recomenda-se o Linos Inn, um conjunto de apartamentos de turismo rural e com tarifas diárias entre os 40 e os 60 euros para um duplo. Em Kyrenia ou em Paphos ou em qualquer outra cidade cipriota as opções não podiam ser mais diversificadas, em qualidade e preço.

A visitar

O maciço de Troodos pode ocupar o viajante durante um largo período se desejar conhecer todos os lugares de culto que se abrigam sobre as imponentes montanhas. Além das já citadas, vale a pena visitar outras maravilhas arquitectónicas, como o mosteiro bizantino de Panayia tou Arakou (século XII) ou outros dois, situados em cada uma das extremidades das montanhas, o de Stavrovouni (interdito às mulheres) e o de Chrysoroyiatissa, na parte ocidental e com uma área de vinha de 140 hectares que produz oitenta a cem mil garrafas por ano.

Para os amantes das caminhadas, Troodos proporciona um número razoável de trilhos que podem ser percorridos pausadamente, entre eles o Artemis e o Atalante. Mas seguramente que será o Vale dos Cedros, na estrada de Tsakistra, com as suas 200 mil árvores protegidas, a provocar maior espanto no turista — e mais ainda se tiver a sorte de ver, de perto ou à distância, um muflão, uma espécie caprina única no mundo.

Entre as aldeias, Kakópétria, Phikardou, Gourri e Lazanias, com as suas casas bem preservadas, também não devem ser ignoradas.

--%>