Fugas - Viagens

  • A península de Akamas, na parte ocidental, é uma das regiões menos exploradas da ilha
    A península de Akamas, na parte ocidental, é uma das regiões menos exploradas da ilha St Gerardi
  • Aqueduto de Kamares
    Aqueduto de Kamares St Gerardi
  • As igrejas são testemunhas da fé e as montanhas de Troodos sempre foram, ao longo dos tempos, lugar de refúgio
    As igrejas são testemunhas da fé e as montanhas de Troodos sempre foram, ao longo dos tempos, lugar de refúgio Cyprus Tourism Organization
  • É no Chipre que se faz o vinho mais antigo do mundo
    É no Chipre que se faz o vinho mais antigo do mundo Cyprus Tourism Organization
  • Praia de Dasoudi, em Limassol
    Praia de Dasoudi, em Limassol F. Cappellari
  • Amphora Cave Dive, em Aya Napa
    Amphora Cave Dive, em Aya Napa Scubacube
  • Teatro Kourion, em Limassol
    Teatro Kourion, em Limassol F. Cappellari
  • Baía de Nissi, em Aya Napa
    Baía de Nissi, em Aya Napa Cyprus Tourism Organization

Continuação: página 8 de 8

Segredos bem guardados na ilha da deusa do amor

Já nas proximidades de Paphos, os amantes do mergulho sentir-se-ão gratos ao explorarem alguns dos barcos que se afundaram, em finais do século passado, na costa sul, enquanto os apaixonados pelas caminhadas (por aqui passa a E4, o mais longo trilho da Europa, com um total de 10 mil quilómetros) e pelo todo-o-terreno (mesmo bicicleta de montanha) devem dirigir-se à península de Akamas (deriva do nome de um guerreiro grego) para explorarem o desfiladeiro de Avgas (Avakas) e admirarem lagoas, baías, praias, aldeias e o solitário Cabo Arnaoutis numa das regiões mais tranquilas da ilha. 

Informações

Membro da União Europeia desde 1 de Maio de 2004, Chipre substituiu a libra cipriota pelo euro no primeiro dia de Janeiro de 2008.

Portugal tem representação diplomática no país, em Nicósia, na Avenida Arch. Makarios, 9, Edifício Severis, 5.º andar, podendo os contactos ser feitos através do telefone (+357) 22 375 131 ou do e-mail embportugal@nicosia.dgaccp.pt. Além da embaixada na capital, o país está também representado por dois consulados, um em Larnaca (na Avenida Artemis, 16) e outro em Limassol (na Neocleous House, Avenida Makarios III, 195).

O grego e o turco são as línguas oficiais mas o inglês é falado por grande parte da população mais jovem.

Desde a entrada de Chipre na União Europeia, e não obstante a ilha estar dividida há mais de 40 anos entre gregos e turcos, é muito mais fácil atravessar as fronteiras tanto num sentido como no outro. No caso dos portugueses, se desejarem visitar o Norte, apenas carecem de um passaporte válido e do preenchimento de um formulário que deverá ser carimbado (e não o passaporte) pelas autoridades.

Existem meia dúzia de postos de controlo, abertos 24 horas por dia (o principal é o de Metehan, em Nicósia), e não há qualquer limite de entradas e saídas ou de tempo de permanência — apenas limitações na circulação de bens, como cigarros, por exemplo. É importante ter em atenção que pode alugar um carro no sul e viajar pelo norte (necessita de um seguro adicional fácil de obter na fronteira) mas o contrário não é permitido.

--%>