Fugas - Viagens

Continuação: página 8 de 8

São Petersburgo: a janela virada para a Europa está a abrir-se para nova revolução

Informações

Para visitar São Petersburgo, é necessário ter um passaporte com pelo menos seis meses de validade (conta a partir do momento em que deixar o país) e obter um visto junto da secção consular da embaixada russa em Portugal (apenas possível mediante marcação). O processo, com todas as burocracias, exige alguma paciência mas o recentemente criado centro de vistos (com sede na Rua dos Anjos, 67, em Lisboa, e atendimento ao público de segunda a sexta, entre as 9h e as 17h) contribuiu para uma melhoria na qualidade dos serviços prestados. De resto, para ficar a saber quais os documentos necessários (formulários, fotografias, seguro de viagem, entre outros) aconselha-se uma visita a www.consul.embrussia.ru/pt ou à página do centro de vistos www.vhs-portugal.com.

A moeda é o rublo — um euro equivale a 74 rublos. Um pouco por todo o lado, em São Petersburgo, encontrará caixas multibanco (são possíveis levantamentos em rublos, dólares americanos e euros mas deve ter em atenção os valores das taxas de serviço cobradas), bem como casas de câmbio (apenas são aceites notas em perfeitas condições). Hotéis, restaurantes e as maiores lojas de comércio aceitam cartões de crédito/débito.

O russo é a língua oficial mas não terá dificuldade em encontrar, pelo menos entre a população mais jovem, quem fale inglês, francês ou alemão.

--%>