Fugas - Viagens

  •  Parque Natural de Montesinho
    Parque Natural de Montesinho Hugo Santos
  •  Parque Natural de Montesinho
    Parque Natural de Montesinho Hugo Santos
  •  Parque Natural de Montesinho
    Parque Natural de Montesinho Hugo Santos
  •  Parque Natural de Montesinho
    Parque Natural de Montesinho Hugo Santos
  • Bragança
    Bragança Hugo Santos
  • Bragança
    Bragança Hugo Santos
  • Bragança
    Bragança Hugo Santos
  • Bragança
    Bragança Hugo Santos

Continuação: página 8 de 9

Trás-os-Montes: Quando os veados deixam de ser fantasmas

É mais abaixo, para lá das cerejeiras e das couves, que estão os “parques”, como se chamam os retalhos de terreno onde vivem os bísaros em grupos de 20 a 30 (400 no total aqui), todos com um abrigo de metal, poças para chafurdarem e bebedouros com chupetas para “não haver desperdício”.

Alguns estão vazios, em pousio, “eles comem tudo, até raízes”. Uma vez que nada resiste à sua voracidade inata, os bísaros são alimentados com erva trazida para aqui complementada com ração; no último mês, comem castanhas “para adocicar o sabor”. Podem chegar aos 200 quilos de peso, mas o ideal é ficarem pelos 140, “para valorizar o presunto”.

O presunto é apenas um dos muitos produtos que a Bísaro disponibiliza nas suas três gamas. Quem quiser, pode adquirir um pacote (19,90€) que além da visita à quinta, como a que nós fizemos integrada no programa Brama dos Veados, passa pela salsicharia com participação no fabrico de enchidos – no final, sai-se com um enchido equivalente ao fabricado.

A. Montesinho
Rua Coronel Álvaro Cepeda, nº1
Gimonde – Bragança
Tel.: 273 302 510
www.amontesinho.pt

 

Brama dos veados e outras escapadas na Terra Fria Transmontana

A RTFT é um projecto turístico, de conservação da natureza e desenvolvimento local promovido pelos concelhos de Bragança, Miranda do Douro, Vimioso e Vinhais, e abrangendo duas áreas protegidas, Parque Natural de Montesinho e Parque Natural do Douro Internacional.

Ao longo de todo o ano, são várias as propostas de “escapadinhas” neste território que se desenvolve num itinerário de 455 quilómetros, dividido em 11 troços, cada qual com a sua “porta”, algumas com quiosques multimédia, outras ainda apenas com painéis de informação geral. Cada sede do concelho tem ainda a sua “porta da rota”, onde se encontram guias e roteiros mais ou menos pormenorizados e diversas atividades que podem passar pela degustação de produtos ou mostra de ofícios tradicionais, por exemplo. Através da rota é também possível fazer roteiros à medida.

A “escapadinha especial” Brama dos Veados (202€) termina este fim-de-semana e incluía jantar no primeiro dia, a brama, com transporte e acompanhamento por guia, passeio guiado por Bragança e refeições em restaurantes de cozinha típica no segundo, e visita à Quinta do Bísaro no último. Todos os participantes tiveram direito a uma Maxi Box (oferecida em todas as escapadinhas) com vários produtos da terra – mini-sabonete de leite de burra, mel, doce de castanha e canivete feito de modo artesanal em Palalouço – além de um cantil e de um chapéu.

CONTACTOS

Rota da Terra Fria
Tel.: 273 327 680
E-mail: am.terrafria@amtf-nt.pt
http://rotaterrafria.com

Anda D’i
Tel.: 935 355 633
E-mail: info@andadi.pt
www.andadi.pt

ONDE COMER
(incluído no programa)

Rodízio (Hotel São Lázaro)
Av. do Sabor, 2
Bragança
Tel.: 273310070
Email: geral.hsl@hotelsaolazaro.com
www.hotelsaolazaro.com
Cozinha regional e internacional. Recomendamos a posta mirandesa.

O Javali
EN 103-7
Tel.: (+351) 273 000 000
Email: geral@ojavali.com
www.ojavali.com
Restaurante típico. Escolhemos a tábua regional e paté de azeitonas para entradas, javali estufado para prato principal.

--%>