- No Laos, há cada vez mais ofertas de turismo, mas é só para os habitantes locais…
- Como assim?
- Estão a ver ali aqueles terrenos à venda? Se forem estrangeiros, não podem comprar. Só quem vive no Laos.
- Mas porquê?
- Foi o nosso Governo que decidiu…
- Pensava que viviam em ditadura…
- Nós votamos!
- E quantos partidos existem?
- Só um.
Um sorriso tímido e o desviar do olhar antecedem alguns segundos de um silêncio incómodo. É hora de mudar o tom da conversa:
- E no que diz respeito à saúde, têm boas condições?
- Eu não acredito em médicos! Trato tudo com as ervas e as plantas da floresta.
- Oh… mas, se caíres de uma árvore e partires uma perna, tens de ir ao médico!
- Já aconteceu! Caí da árvore, magoei-me na perna, pus umas tábuas de madeira a segurar, fiz um remédio com plantas e fiquei bom em duas semanas!
- Não acredito! Com uma perna partida?!
- Estas curas são muito antigas. Aprendemos a utilizar o que a floresta nos dá. Vocês têm hospitais e médicos… Nós utilizamos o que podemos… e funciona! Por exemplo… Se acordares com problemas nos olhos, o que é que fazes?
- Não sei… Acho que ia à farmácia…
- Não. Acordas, não comes, não bebes… Fazes chichi e pões o chichi nos olhos!
- O quê?! Não acredito! Fazes isso?!
- E se acordares com dores de estômago, o que fazes? Não fazes nada: não comes, não bebes… Fazes chichi e bebes o chichi!
- Não acredito! Estás a gozar comigo!
E a conversa termina, entre risos, mas com o guia a jurar que está a dizer a verdade e que aquela “medicina tradicional” funciona.
Guia prático
Quando ir
Entre Novembro e Fevereiro, as temperaturas são mais amenas e o tempo mais seco. A época das chuvas, no Laos, decorre entre Maio e Outubro. Abril é o mês mais quente.
Como ir
Pode voar para Luang Prabang ou Vienciana. A partir de Portugal, não existem voos directos; apenas com uma ou duas escalas.
A não perder
Os templos considerados Património Mundial pela UNESCO; o peditório dos monges; descer o rio de caiaque; ver o pôr do sol no Mekong; visitar as grutas e as cascatas nos arredores de Luang Prabang.
Gibbons Experience
Como ir
A partir de Vienciana, existem voos diários para Huay Xai (também referida como Houay Xay ou Oudomxay). A partir de Luang Prabang, não há voos. Pode ir de barco (slow boat ou speed boat) ou de autocarro (viagem de cerca de 12 horas de duração).
Preço: 100 dólares por dia, com variações sazonais. O preço inclui transporte, a partir da sede da Gibbons Experience para a floresta Bokeo; alojamento nas cabanas, alimentação, equipamento de segurança e guias.