Catedral
O nome oficial é comprido, Santa Igreja Catedral Basílica da Santa Cruz e Santa Eulália, e foi construída entre os séculos XIII e XV, sobre a antiga catedral românica, que por sua vez tinha sido erigida no lugar de uma igreja visigótica, que havia substituído uma basílica paleocristã... Lugar sagrado desde tempos quase imemoriais, a catedral gótica tem 90 metros de comprimento e 40 de largura e a ela está adossado um claustro. Está localizada, claro, no bairro Gótico, ao lado da Via Laietana, rodeada de vestígios romanos e um painel de Picasso. Em 1545, um pintor português, Henrique Fernandes, terá pintado uma das paredes, junto a túmulos reais.
Fundação Joan Miró
Se Miró pretendeu oferecer três obras para dar as boas-vindas a quem chegava a Barcelona — a obra prevista para quem chegava por terra, a instalar na avenida Diagonal, acabou por não ser aí instalada por ter sido originalmente concebida para Chicago e aí ter ficado —,também decidiu oferecer à cidade uma fundação-museu. Seria um local para exibir a sua obra mas também para albergar exposições de arte contemporânea. Foi assim que surgiu a fundação, instalada na falda oriental de Montjuic, inaugurada em 1975, e onde se vê uma réplica mais pequena da tal terceira obra que não chegou a dar à cidade, a escultura Miss Chicago. Incontornável para amantes do artista catalão, uma vez que possui o maior acervo do mundo da sua obra. Oferece ainda vistas incríveis da cidade e está rodeado do verde da montanha.
Museu Picasso
São 2429 as obras, em vários suportes e estilos, que o museu catalão possui do artista malaguenho. Abriu em 1969, tem a colecção mais completa das obras da juventude de Picasso – a maioria dos trabalhos foram realizados entre 1890 e 1917. No entanto, destaca-se a série de 58 obras que produziu em torno de “As meninas”, de Velázquez, que o próprio Picasso doou ao museu em 1968.