Fugas - viagens

Bordéus, o despertar da Bela Adormecida

Por Sousa Ribeiro

Superando Lisboa e sucedendo ao Porto, Bordéus venceu a competição para Melhor Destino Europeu 2015. Fomos descobrir uma cidade de cara lavada, orgulhosa da sua aura vinícola mas com outros argumentos para seduzir os turistas após dez anos marcados por uma transformação radical.

Gwenaëlle Towse-Vallet já viveu em Paris, em Londres, em Nova Iorque e em Montreal.

- Agora, depois dessas experiências, sem dúvida enriquecedoras, moro em Bordéus há dez anos. E sabe que mais? Não troco esta cidade por nenhuma delas. Quando me apetece, vou à praia, em Arcachon, aqui bem próxima, ou em passeio até à região basca. E, tanto San Sebastian, como Paris, estão apenas a três horas de comboio, a duas em 2017, admite a responsável do turismo para as relações com a imprensa.

Bordéus, a urbe do sudoeste de França que abriga 750 mil almas, acaba de conquistar o título de Melhor Destino Europeu 2015, superando Lisboa, segunda classificada, e sucedendo ao Porto, a vencedora em 2014. Na base deste sucesso, numa grande competição com outras cidades, entre elas Roma, Amesterdão, Paris, Londres, Bruxelas, Milão, Viena, Istambul, Madrid e Berlim, uma fantástica mobilização desde a primeira hora e durante a maratona de três semanas da votação online (a participação registou um aumento de 6% face ao ano anterior e abrangeu 113 países) que se traduziu em números nunca vistos — Bordéus obteve 42.396 votos, o que corresponde a 17% de um total de 244.696, contra os 37.621 da capital portuguesa.

- É uma grande honra para nós e, ao mesmo tempo, muito excitante, assume Gwenaëlle Towse-Vallet, relativizando a importância do trabalho desenvolvido e altamente elogiado pelas autoridades locais e pela European Best Destination (EBD), uma organização com sede em Bruxelas que tem como objectivo promover e desenvolver o turismo na Europa.

Se o dinamismo da equipa promocional do turismo da cidade e o envolvimento de Alain Juppé, antigo primeiro-ministro e presidente da câmara de Bordéus, são apontados como relevantes no êxito da campanha, ninguém se cansa de valorizar o papel desempenhado pelos meios de comunicação social e a importância de acordos estabelecidos, em tempo oportuno, com clubes desportivos, com restaurantes, com hotéis, bem como instituições locais e regionais, celebridades e os cidadãos anónimos — todos eles contribuindo, de uma forma ou de outra, para tornar mais radioso o futuro de Bordéus, como perspectiva Gwenaëlle Towse-Vallet.

- Esperamos atrair muitos mais turistas. Veja-se o caso do Porto.

A analogia com a cidade portuense parece estar sempre presente e assenta num crescimento de 16% no número de turistas e num encaixe financeiro na ordem dos dez milhões de euros após ser coroada rainha da Europa. Para chegar a este patamar de excelência, Bordéus pretende confirmar a sua posição como destino internacional e se, por um lado, acredita que, de agora em diante, terá ainda uma maior cobertura mediática, por outro, sente que, graças ao novo estatuto, tem argumentos mais válidos para convencer os operadores turísticos americanos, chineses, japoneses e brasileiros, sem ignorar que contará com o forte apoio e promoção em www.europeanbestdestination.org e nas redes sociais, atraindo mais facilmente agências de viagens e companhias aéreas.

O tempo da negligência

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