Fugas - notícias

  • Chef Rui Paula, prémio de gastronomia David Lopes Ramos
    Chef Rui Paula, prémio de gastronomia David Lopes Ramos Adriano Miranda
  • Susana Estebán, a enóloga de 2011
    Susana Estebán, a enóloga de 2011 Marco Maurício/Arquivo
  • Pedro Lemos, o restaurante de 2011.
    Pedro Lemos, o restaurante de 2011. Manuel Roberto
  • A melhor garrafeira: Tio Pepe, no Porto
    A melhor garrafeira: Tio Pepe, no Porto DR
  • Ricardo Morais conquistou para o restaurante Bocca o prémio para melhor escanção
    Ricardo Morais conquistou para o restaurante Bocca o prémio para melhor escanção Ana Ramalho/Arquivo

Rui Paula ganha primeiro prémio de gastronomia David Lopes Ramos

Por Pedro Garcias

O chef Rui Paula conquistou o prémio de gastronomia David Lopes Ramos, o primeiro a ser atribuído pela Revista de Vinhos. O prémio, criado em homenagem ao falecido crítico gastronómico do PÚBLICO, pretende distinguir anualmente a personalidade que mais se destacou no panorama gastronómico nacional.

Ao eleger Rui Paula, dos restaurantes DOC (Douro) e DOP (Porto), o júri da Revista de Vinhos quis premiar o sucesso dos restaurantes abertos por aquele chef e o seu contributo para a renovação da cozinha do Douro e do Porto, bem como para o incremento do nível da restauração naquelas duas regiões.

Ainda na área da gastronomia, a Revista de Vinhos elegeu o restaurante Pedro Lemos, no Porto, como o restaurante de 2011, e a Escola (Alcácer do Sal) como o melhor restaurante de cozinha tradicional portuguesa. O prémio para o melhor escanção foi atribuído a Ricardo Morais, do restaurante Bocca, em Lisboa.

Nos vinhos, a galega Susana Estebán foi eleita a enóloga de 2011 e o madeirense Francisco Albuquerque conquistou o prémio de melhor enólogo de vinhos generosos. A Duorum Vinhos, de João Portugal Ramos e Soares Franco, foi considerada a melhor empresa, partilhando o prémio com a Quinta do Noval, eleita a melhor empresa de vinhos generosos. Álvaro de Castro, do Dão, ganhou o prémio de produtor do ano e a Quinta dos Frades foi considerado o produtor revelação de 2011.

O prémio de melhor adega cooperativa foi atribuído à Adega Cooperativa de Cantanhede (Bairrada), o de viticultura à Symington Family Estates, o de organização vitícola à Comissão Vitivinícola Regional do Tejo, o de enoturismo às Caves Sandeman, em Gaia, o de garrafeira à Garrafeira Tio Pepe, no Porto, e o de loja gourmet à Tasca do Joel, em Peniche.

Carlos Ferreira, proprietário do restaurante Café Ferreira, em Montreal, no Canadá, conquistou o prémio Senhor do Vinho 2011.

A revista distinguiu ainda "30 vinhos merecedores de um Prémio de Excelência", cuja lista completa por ser consultada aqui.

--%>