Uma constelação da gastronomia portuguesa, juntando diferentes gerações, a trabalhar em Portugal ou por outros cantos do mundo. Seis chefs e uma dupla, sendo que, cada um, escolheu pratos de entre a lista oficial dos 21 pratos nomeados para as 7 Maravilhas. A questão é tão simples quanto saborosa: em que pratos, a concurso nas 7 Maravilhas da Gastronomia, votariam os chefs? Dizem de sua justiça: Nuno Mendes do londrino Viajante; Rocha Vieira do Costes de Budapeste; Pedro Baroso do Mediterrâneo - Armani Hotel no Dubai; e, de Lisboa, Diogo Noronha e Nuno Bergonse d' O Pedro e o Lobo, Luís Baena d' O Manifesto, João Simões do Unique e José Avillez. Os chefs elegem e comentam, entre críticas e elogios. E alguns, como Baroso, mais longe do país, até confessam saudades da comida portuguesa. Contadas as escolhas, eis os mais "votados" por este "comité de sábios":
Entrada: Pastel de Bacalhau
Sopa: Açorda Alentejana e Caldo Verde ex-aequo
Marisco: Amêijoas à Bulhão Pato
Peixe: Sardinha assada
Carne: Leitão da Bairrada
Caça: Perdiz em Escabeche de Alpedrinha
Sobremesa: Pastéis de Belém e Pastéis de Tentúgal ex-aequo
Nuno Mendes | Restaurante O Viajante, Londres
Entrada: Alheira ou, se possível, Salada de Polvo
Sopa: Açorda Alentejana
Marisco: Amêijoas à Bulhão Pato
Peixe: Polvo à Lagareiro ou Bacalhau à Gomes de Sá
Carne: Leitão da Bairrada ou Negrais
Caça: Perdiz em Escabeche
Doce: Pudim Abade de Priscos
Especial Queijo: Queijo da Serra
Nuno Mendes é um viajante de sabores e um dos chefes portugueses em destaque no panorama gastronómico internacional. Entre viagens, apontou as suas preferências. Dos pratos a concurso, o pudim de abade de Priscos é uma das suas sobremesas de eleição e o queijo da Serra mereceu-lhe uma categoria à parte, porque "é um queijo sem adversário no panorama internacional". Amante confesso da cozinha alentejana, de quando em vez sente saudades das migas de espargos verdes selvagens, da sopa do cozido à portuguesa ou da sopa de cação. O arroz de lampreia, o polvo à lagareiro e grande parte dos mariscos portugueses são outras das iguarias nacionais que aprecia e que considera parte integrante das maravilhas da gastronomia portuguesa.
Miguel Rocha Vieira | Restaurante Costes, Budapeste
Entrada: Pastéis de Bacalhau
Sopa: Caldo Verde
Marisco: Amêijoas à Bulhão Pato
Peixe: Sardinha assada
Carne: Leitão da Bairrada
Caça: Nenhum
Doce: Pastéis de Belém
Rocha Vieira desconhecia o concurso mas prestou-se a eleger as suas iguarias preferidas sublinhando ser "um prazer poder ajudar a divulgar um pouco da nossa gastronomia". Segundo o chefe, "as escolhas feitas foram baseadas nas recomendações que faria a um amigo estrangeiro que fosse visitar Portugal. Aqueles mais representativos da cozinha portuguesa, que devem ser provados pelo menos uma vez na vida". Sobre o não-voto num prato de caça, explica: "não votei em nenhum prato de caça pois, para mim, nenhum dos pratos representa a cozinha nacional".
José Avillez | Restaurante e take-away JA e José Avillez Catering, Lisboa e Cascais
Entrada: Pastel de Bacalhau
Sopa: Caldo Verde
Marisco: Amêijoas à Bulhão Pato
Peixe: Sardinha Assada
Carne: Tripas à Moda do Porto
Caça: Perdiz de Escabeche de Alpedrinha
Doce: Pastel de Belém