Fugas - Viagens

Carcavelos

Carcavelos Ricardo Silva

De Lisboa a Cascais por praias bem alinhadas

Por Luís Freitas Branco

Marginal fora, Tejo além, Atlântico ali. É toda uma linha de praias. Segundo muito turista, são as praias de Lisboa. Para os habitantes, são mesmo as praias da Linha. Entre os concelhos de Oeiras e Cascais, umas duas dezenas de praias, todas diferentes, cada uma com sua força e/ou fraqueza, algumas extensas, outras com apenas alguns grãos de areia. Siga-nos pela Linha, com algumas dicas para melhor aproveitá-la e ainda dar um salto ao Guincho. Ao longo do Verão, vamos acrescentando novidades e eventos.

Praia de Caxias
Perto do Forte de São Bruno, na foz do rio Tejo, está a praia de Caxias. A praia tem a grande vantagem de ser ao lado da estação de comboios de Caxias. Embora peque por não ter grande oferta de esplanadas, ganha pontos por ter um ambiente mais calmo que as restantes de Oeiras.

Praia de Paço de Arcos
À frente da escola náutica Infante Dom Henrique, fica a pacata praia de Paço de Arcos ou praia Nova. Situada perto do centro de Paço de Arcos, tem várias hipóteses de restaurantes e cafés para experimentar e "esplanar". E é a praia onde termina o Passeio Marítimo.
 
Praia de Santo Amaro de Oeiras
A 5 minutos a pé da estação de comboio de Santo Amaro, encontra-se esta praia, uma das que maior afluência tem no concelho. Privilegiada pela aproximação da estação de comboios, e do parque municipal, fica também muito perto do Teatro Independente de Oeiras.

Praia da Torre
A primeira praia da Câmara Municipal de Oeiras está praticamente adjacente ao Forte de São Julião da Barra. Apesar de ter um areal muito limitado, a praia tem a vantagem de ser muito abrigada do vento.

Praia de Carcavelos
Ao lado do Forte de São Julião da Barra está um dos mais extensos areais da linha. Ao contrário da maioria das praias da Linha, a de Carcavelos tem condições excelentes para a prática de surf e bodyboard, sendo a primeira estância oceânica. A ondulação é suficientemente boa para a praia albergar todos os anos competições destas modalidades.

Praia da Parede
Paralela à estrada da Marginal e com um estacionamento exclusivo, está a curiosa praia da Parede. A praia é extremamente rochosa e essa particularidade dificulta os banhos, contudo as suas águas serviam, em tempos, de terapia para problemas de ossos.

Praia das Avencas
Rodeada de arribas, antes da praia da Parede está a pequena praia das Avencas. A 15 minutos da estação de comboio da Parede, uma passagem subterrânea e uma escadaria dão passagem a uma das praias de maior sucesso na linha de Cascais.

Praia da Bafureira
Separada da praia de São Pedro por um pontão e uma zona de rochas, surge uma das praias mais rochosas e encantadoras da linha de Cascais. No fim do estacionamento da praia de São Pedro, está uma grande escadaria que descende até à pequena praia da Bafureira.

Praia de S. Pedro do Estoril
A 15 minutos a pé da estação de comboios de S. Pedro, está situada uma das praias que tem feito mais sucesso entre as camadas jovens nos últimos anos. Uma praia rochosa, que é favorecida pela existência de um extenso parque de estacionamento nas imediações da praia.

Praia da Azarujinha
Logo após a praia da Poça, escondida numa falésia está a mais pequena praia da linha de Cascais. O acesso à praia aproveita o estacionamento, sendo que depois só a pé podemos chegar ao areal.

Praia da Poça
A pequena praia da Poça, com uma extensão de 15 metros, esconde-se entre o Forte de São Pedro e o Forte São Teotónio. Tem a vantagem de ter um estacionamento privado e uma esplanada muito agradável.

Praia do Tamariz
Situada no coração do Estoril, a praia do Tamariz oferece várias polivalências que a destacam das outras praias da linha. Paralela à estação de comboios de Estoril e em frente do famoso Casino do Estoril, a praia do Tamariz tem uma grande afluência.

Praia das Moitas
No início da Marginal e de frente ao Estoril Sol de Gonçalo Byrne está a pequena praia das Moitas ou praia da Rata, como é mais conhecida. Antes da praia das Moitas encontra-se no paredão uma piscina oceânica, que atrai sempre a atenção de muitos curiosos.

Praia da Duquesa e a Praia da Conceição
As praias que se situam mais perto da estação de comboio de Cascais são as da Duquesa e da Conceição. As duas praias estão juntas no mesmo areal e partilham de grosso modo as mesmas características.

Praia da Rainha
Uma pequena praia, que pode passar despercebida para muitos banhistas da linha de Cascais. Numa falésia e com uma grande rocha no meio da praia, a Rainha é das praias com menos afluência da zona.

Praia do Peixe/ Praia dos Pescadores
A primeira praia da linha de Cascais. Apesar de ser a única no centro histórico da vila é também a única que é desaconselhada para banhos, pois situa-se na baia da Marina. Em frente ao Hotel Baia, a praia compensa a visita pela vida social que a rodeia.

Praia de Santa Marta
O nome pode ser desconhecido de muitos mas é a minipraia, encaixada por falésias, junto da qual está implantada a Marina de Cascais e onde desagua a ribeira dos Mochos, com direito a ponte (é o caminho para a Boca do Inferno). Será mais para ver do que par usar, até porque as águas não se aconselham. Tem bar-restaurante mesmo em cima. Para aqui chegar, o melhor é deixar o automóvel estacionado e andar a pé. O seu areal para meia dúzia está rodeado de palacetes de inspiração romântica.

Rumo ao Guincho

Praia da Cresmina
Rodeada de falésias, a praia da Cresmina antecede a praia do Guincho e apresenta um ambiente menos ventoso e mais calmo.  Mas nunca fiando...

Praia do Grande do Guincho (+ Abano)
A praia Grande do Guincho é uma das praias mais apreciadas e de maior afluência em Portugal, banhada por marés agitadas, de forte ondulação e colocada no sopé da serra de Sintra. O acesso é de autocarro ou de carro, seguindo a estrada do Guincho, onde paralelos ao complexo da Quinta da Marinha, acompanhamos a costa de Cascais.

E ainda

Marina de Cascais
É a marina principal da Linha. Construída paralela ao Forte da Cidadela, alberga as embarcações principais da zona. A Marina divide-se entre as embarcações piscatórias, que adornam Cascais desde os seus primórdios, e os grandes iates a motor e veleiros.

Porto Recreio de Oeiras
Paralelo à piscina oceânica de Oeiras, o Porto Recreio de Oeiras alberga 284 embarcações e está aberto todos os dias a navegadores e curiosos. O porto tem uma situação geográfica imprescindível, a poucos minutos da Praia da Torre e do Forte de São Julião da Barra. O seu grande objectivo era colmatar as necessidades de navegação que havia na zona.

--%>