E há algo mais a fazer aqui, para além do mar, da piscina, do mergulho ou do spa? Há, claro que sim. Mas talvez não sejam as razões mais imediatas para a visitar. Para que conste, Nha Trang possui os seus museus de Oceanografia ou de homenagem ao suíço Alexandre Yersin (um médico que se tornou um ídolo local), os seus pagodes e igrejas — há até uma catedral católica de influência francesa. Dois monumentos merecem ser destacados para mergulhar nos vestígios da história vietnamita: o pagode de Long Son (com o seu enorme Buda branco, no topo de uma montanha de 800 metros de altura, sentado em posição de lótus e de olhos fechados) e as torres Cham de Po Nagar. Po Nagar, um complexo de templos, também no cimo de uma montanha, é dos vestígios mais importantes dos Cham, que governaram a região até ao século IX e que hoje é uma minoria confinada a algumas comunidades, onde o hinduísmo é a prática corrente e Shiva a deusa mais adorada. Do complexo Cham inicial, com os seus tijolos cor de barro, só restam quatro das 10 torres (ou kalan) que se estimam terem sido construídas entre os séculos VII e XII.
Daqui obtém-se uma das melhores vistas da cidade, reverso da sua costa luminosa. Lá em baixo, aos pés da montanha, corre um rio e nas suas margens há um bairro de pescadores. É lá, entre a ponte nova e a ponte velha da cidade, que mora o Vietname sem turismo (local ou internacional). Essa Nha Trang habita em casas de madeira e telhado de zinco enferrujado, assentes em estacaria, debruçadas sobre as águas e sempre em osmose com o rio. E vive nos barcos de pesca pintados de azul, com uma linha vermelha longitudinal no costado e as janelas de quadrícula azul e branca, quase encavalitados uns nos outros como as pirogas no Níger. Essa Nha Trang está sempre em osmose com o rio. Como a osmose da outra com o mar do Sul da China.
Guia prático
Quando ir
Na prática, a zona central do Vietname tem duas estações. A estação seca inicia-se em Abril e termina em Agosto e a chuva é constante entre Setembro e Fevereiro. O pico do calor regista-se nos meses de Julho e Agosto, quando as temperaturas podem ultrapassar os 40 graus. E há que contar com a possibilidade de um tufão, sobretudo de Agosto a Novembro. A melhor altura para visitar Hué ou Da Nang é entre Fevereiro e Março. A estação das chuvas em Nha Trang é mais curta: inicia-se em Novembro e termina em Dezembro.
Como ir
A Vietnam Airlines é a opção mais natural. A companhia área, que integra a aliança da Sky Team, voa a partir de Paris, Londres ou Frankfurt para Hanói e para Ho Chi Minh. São frequentes as ligações entre as duas principais cidades do país e Da Nang e Nha Trang, que possuem recentes e modernos aeroportos internacionais (com voos para outras cidades da Indochina). Um voo entre Paris e Hanói demora pouco mais de 11 horas e entre Frankfurt e Ho Chi Min mais de 12. Os voos entre Da Nang e Nha Trang têm uma duração de cerca de uma hora. Recentemente, a companhia anunciou quer a abertura de novas ligações, já para este ano e em 2015, a partir de outras capitais europeias, quer a compra de novos aviões para a expansão da sua frota.