Fugas - Viagens

Continuação: página 9 de 10

Os jovens, os resorts e a foice

 

O que fazer

Para além da trilogia praia/praia/praia, é possível, claro, dedicar algum tempo ao spa, ao mergulho, snorkeling ou até ao ginásio. Ao golfe e ao ténis. Mas também é possível (e mais do que aconselhável) visitar locais como a cidade imperial de Hué ou passear pelas ruas iluminadas de Hoi An, cidade classificada como Património Mundial da UNESCO. Existem ainda uma série de pagodes e templos de inspiração budista que merecem uma visita atenta, assim como as seculares casas chinesas de madeira. Os táxis são eficientes, encontram-se a qualquer hora e os motoristas não ultrapassam os 50 quilómetros horários — o limite máximo de velocidade. E não é preciso discutir o preço: o taxímetro funciona plenamente.

 

Onde ficar

Da Nang

O Angsana Long Co é um dos resorts de cinco estrelas mais recentes na cidade. Situado no sopé de uma montanha verdejante, o resort ocupa 280 hectares e possui um canal pelo qual é possível navegar. Na mesma cidade, o Fusion Maia é igualmente um resort de cinco estrelas, com uma piscina debruçada sobre o mar. Local relaxado e de bom gosto. Todos os quartos possuem jardim e piscina no exterior, com a maior das privacidades. O Intercontinental é a escolha mais luxuosa. Gigantesco e opulento, o Intercontinental de Da Nang, ligeiramente afastado do centro, tem a sua baía privada (na verdade, ocupa a península de Son Tra), um funicular para transporte dos hóspedes e um luxo, digamos, asiático. À cidade de Da Nang, apesar desta nova apetência pelo luxo e por segmentos de mercado mais altos, não faltam hotéis e resorts sobre a praia, para todo o tipo de preços.

 

Hué

O La Résidence, nas margens do rio Perfume, é um bonito hotel de arte déco que se apropriou do edifício que em tempos foi a residência do governador francês na antiga cidade imperial vietnamita. São várias as peças déco que fazem parte do mobiliário do hotel e que o distinguem de toda a oferta hoteleira da cidade e, talvez, de toda a região. A casa data da década de 1930 e é nela que se situam os quartos com mais ambiência histórica e estética. O gerente executivo do hotel fala português: Sérgio Arias é um brasileiro de 32 anos apaixonado pela Ásia.

 

Nha Trang

O Novotel é uma opção de acomodação na cidade, pois situa-se na marginal de Nha Trang e todos os quartos têm vista para a cidade e para as ilhas em frente. É só atravessar a rua e estender a toalha. No Evason Ana Mandara, não é necessário atravessar a rua e levar a toalha. A praia é já a seguir e muitos dos bungalows têm vista para o mar. Numa das ilhas diante, o Six Senses Ninh Van Bay é, certamente, um dos mais esplendorosos resorts do país. E não só, acreditem. O resort ocupa a baía de Ninh Van e as escarpas de uma ilha habitada apenas por pequenos macacos. É todo ele construído em madeira, com uma arquitectura irrepreensível e quartos descomunais, aos quais não faltam piscinas individuais no exterior e com vista para o mar. São 58 quartos sobre a praia, recheada de corais, e montados ora junto ao areal ora sobre enormes rochas de origem vulcânica. Algumas das piscinas dos quartos foram mesmo escavadas nas rochas. O transporte é feito de lancha e uma viagem demora cerca de 20 minutos.

--%>