Cada curva no fim do nosso caminho leva-nos a ansiar pela visão do azul. Mas as curvas sucedem-se. Até que nos surge uma duna para conquistar e, chegados ao seu cume, a visão é estrondosa: uma imensidão de areia branca e fina, a perder de vista, apenas salpicada aqui e ali por algumas crianças a brincar; e, por fim, o ansiado mergulho num cálido, embora nesse dia algo nervoso, Índico. Assim que o sal toma conta da nossa pele, vestimo-nos de uma certeza: 48 horas em Maputo só servem para uma coisa — planear o rápido regresso.
A Fugas viajou a convite da Turkish Airlines
GUIA PRÁTICO
Como ir
A capital moçambicana conta com uma nova ponte aérea com a Europa. A ligação da Turkish Airlines, inaugurada há parcos meses, liga Istambul a Maputo com escala em Joanesburgo para abastecimento e troca de tripulação a partir de 832€ i/v. Experimentámos tanto a classe executiva como a económica, sendo a grande diferença o espaço de cada passageiro. Além disso, na primeira, é possível transformar a cadeira numa confortável cama, o que permite não perder a noite. Mesmo nos lugares mais baratos, a viagem faz-se sem grandes desconfortos.
Quando ir
É de evitar a estação das chuvas, que se prolonga entre Outubro e Abril, com maior incidência nos meses de Janeiro e Fevereiro.
Onde dormir
Hotel Cardoso
Avenida dos Mártires de Mueda
Tel.: +258 21 491 071
www.cardoso-hotel.com
Numa curta estada como a nossa, o Hotel Cardoso revela-se uma escolha sábia. Consegue-se ir a pé do hotel até à marginal e as comodidades do espaço fazem com que seja uma referência na cidade. Além de ser da sua piscina que se avista o mais bonito pôr do sol de Maputo. Um quarto standard custa por noite entre 100 e 200 dólares.
Onde comer
Associação dos Músicos Moçambicanos
Av. Maguiguana, 1156. Maputo
Aqui há sempre ritmos moçambicanos a marcar o compasso. Paralelamente, há petiscos típicos e em conta.
Clube Naval
Av. Marginal. Maputo
Tel.: +258 21 492 121
Decoração simples, mas uma excelente esplanada da qual até se ouve o barulhinho das águas que banham a baía. Idealmente para refeições de peixe e marisco.
Mercado do Peixe
Av. Marginal. Maputo
É possível escolher o peixe mais fresco em banca e decidir como o queremos ver cozinhado num dos restaurantes circundantes.
Informações úteis
Para viajar para Moçambique é necessário um passaporte válido por um mínimo de seis meses e visto a ser tratado presencialmente na Embaixada do país e que obriga ao pagamento de cerca de 70 euros.
Não há obrigatoriedade de vacinação, mas é aconselhável uma Consulta de Aconselhamento ao Viajante, assim como a vacina contra a febre amarela e o tratamento para a profilaxia da malária.
Em Maputo é de evitar beber água que não seja engarrafada.
A língua oficial é o português mas saber algumas palavras de cortesia nalguma das línguas bantas é uma boa ideia e ajuda a negociar as compras