Fugas - notícias

Produção artesanal de Queijo Serra da Estrela (arquivo)

Produção artesanal de Queijo Serra da Estrela (arquivo)

Continuação: página 3 de 8

As receitas das 21 nomeadas para as 7 Maravilhas da Gastronomia

Sopa da Pedra - Estremadura e Ribatejo
Foi na década de 1960, na cidade de Almeirim que a sopa da pedra ganhou fama. Hoje, é a principal atracção gastronómica desta região do Ribatejo, e que lhe valeu o apelido de capital da sopa da pedra. O prato, que teve origem numa fábula, mantém o seu modo de confecção inalterado. Mas a pedra é apenas o pretexto, uma vez que a sopa é composta por diversos ingredientes que tornam a sopa num prato principal.
Receita para 8 10 pessoas
1 litro de feijão encarnado; 1 orelha de porco; 1 chouriço negro (de sangue da região); 1 chouriço de carne; 150g de toucinho entremeado; 750g de batatas; 2 cebolas; 2 dentes de alho; 1 folha de louro; 1 molho de coentros; sal e pimenta.
Se o feijão for do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas.Escalda-se e raspa-se a orelha de porco. Leva-se o feijão a cozer em bastante água, juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver.
Quando a carne estiver cozida, retira-se e introduz-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e os coentros picados. Deixa-se cozer a batata. Assim que se retirar a panela do lume, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos e uma pedra bem lavada, que deve ir na terrina.
Fonte: Cozinha Tradicional portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, ed.Verbo

Marisco

Amêijoas à Bulhão Pato - Lisboa e Setúbal
Desde a idade do bronze que a amêijoa integra a dieta das populações ribeirinhas a sul do Tejo. Mas foi em honra de Bulhão Pato - poeta, membro da Academia Real das Ciências, mas também boémio, caçador e gastrónomo - que a amêijoa ganhou notoriedade. Nos anos de 1890 eram famosas as tertúlias organizadas em casa de Bulhão Pato onde as amêijoas acompanhavam sempre as conversas.
Receita
para 4 pessoas
1kg de amêijoas; 2 colheres de sopa de azeite: 2 dentes de alho; 1 limão; 1 raminho de coentros; sal; pimenta.
Arranjam-se as amêijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lavam-se em várias águas para largarem a areia. Leva-se ao lume o azeite, deixa-se aquecer e juntam-se os dentes de alho picados. Deixa-se alourar um pouco. Introduzem-se as amêijoas e os coentros finamente picados e temperados com sal e pimenta. Mexe-se o recipiente de vez em quando. Quando todas as amêijoas estiverem abertas, regam-se com o sumo de meio limão. Serve-se com o restante limão cortado em quartos
Fonte: Cozinha Tradicional portuguesa de Maria de Lourdes Modesto, ed.Verbo

Arroz de Marisco - Estremadura e Ribatejo
O Arroz de Marisco é uma das atracções da Praia de Vieira de Leiria, procurado por turistas e pelos seus habitantes e turistas, que têm no arroz de marisco uma forma de visitar mais frequentemente esta praia. Este ponto turístico é muito procurado pela gastronomia, pelas águas medicinais e banhos de mar muito ricos em iodo.
Receita

Faz-se um refogado com cebola, alho e azeite. Acrescenta-se polpa de tomate, piripiri, amêijoa e camarão descascado. Depois de tudo bem refogado, acrescenta-se água (3 medidas por cada uma de arroz) e arroz (100 g por pessoa). Quando o arroz estiver quase cozido junta-se a lagosta e a sapateira (já cozidas) e rectificam-se os temperos. Serve-se num tacho de barro, ainda a fervilhar...
Fonte: http://agvieiraleiria.ccems.pt/fugadinf/Venha_Conhecer_VLeiria.pdf

--%>