Fugas - restaurantes e bares

  • Prémio Destaque para Pedro Lemos: 7.º no top dos chefes, 7.º no top dos restaurantes
    Prémio Destaque para Pedro Lemos: 7.º no top dos chefes, 7.º no top dos restaurantes Fernando Veludo/nFactos
  • A Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, de André Magalhães
    A Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, de André Magalhães Miguel Manso
  • Avillez soma, segue e repete vitórias: melhor chefe e melhor restaurante (Belcanto)
    Avillez soma, segue e repete vitórias: melhor chefe e melhor restaurante (Belcanto) Miguel Manso

Avillez, Pedro Lemos e Taberna da Rua das Flores vencem prémios Mesa Marcada

Por Alexandra Prado Coelho

Quase uma centena de jornalistas, bloggers, gastrónomos e profissionais da restauração votaram os melhores restaurantes e chefes de Portugal.

É assim desde 2012: José Avillez e o seu restaurante Belcanto não arredam pé dos primeiros lugares dos prémios do blogue de gastronomia Mesa Marcada. Anunciados esta segunda-feira à noite, numa cerimónia no bar Vestigius, em Lisboa, os prémios consagraram mais uma vez o chef, numa votação em que se destacaram também Pedro Lemos, do restaurante homónimo no Porto, que teve a maior subida da tabela, e André Magalhães, da Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, que venceu numa categoria nova: melhor Mesa Diária, para um “restaurante do dia-a-dia ou de preço moderado”.

Esta é a sexta edição destes prémios que reúnem 90 jurados, entre chefes de cozinha, responsáveis por restaurantes, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos, que têm que votar em 10 restaurantes, 10 chefs, e a partir deste ano, no melhor restaurante Mesa Diária. O prémio Destaque do Ano é para o chef que tem mais lugares subiu no top 10.

Na lista dos melhores restaurantes, o segundo lugar foi conquistado pelo Ocean, de Hans Neuner, no Vila Vita Parc, Porches, Algarve, que ultrapassou a Fortaleza do Guincho que no ano passado estava em segundo e este ano passou para quinto. No terceiro lugar está o São Gabriel, de Leonel Pereira, em Almancil, Algarve, que teve uma subida de quatro lugares.

Seguem-se o Vila Joya, em Albufeira, a Fortaleza do Guincho, o Feitoria, e a entrada para o top 10, com uma subida de 11 lugares, do Pedro Lemos (que em 2014 ganhou também a sua primeira estrela Michelin). Em oitavo surge o The Yeatman, Vila Nova de Gaia, no nono está o restaurante japonês Tomo, em Algés, e em décimo, o Largo do Paço, em Amarante.

Na lista de chefs, a Avillez segue-se Leonel Pereira do São Gabriel, que subiu três lugares e que também conquistou uma estrela Michelin em 2014 (o ano passado o segundo lugar era ocupado por Vincent Farges). Depois, aparece Vincent Farges, seguido de Hans Neuner e Dieter Koschina (que em 2013 estava em terceiro).

João Rodrigues, do Feitoria no Hotel Altis Belém, tem uma subida de quatro lugares, para a sexta posição e, mais uma vez, Pedro Lemos tem a maior subida (neste caso 16 lugares), ocupando a sétima posição, seguido por Ricardo Costa do The Yeatman, Vítor Matos do Largo do Paço, e Vítor Claro, do Claro.

Quanto ao prémio Mesa Diária, a Taberna da Rua das Flores, de André Magalhães, foi o vencedor, mas o Mesa Marcada tinha divulgado antecipadamente os três finalistas – ao lado da Taberna surgiram O Talho, e o Salsa e Coentros, ambos em Lisboa.

Top 10 Restaurantes

1 – Belcanto – Lisboa
2 – Ocean – Porches
3 – São Gabriel – Almancil
4 – Vila Joya – Albufeira
5 – Fortaleza do Guincho – Guincho
6 – Feitoria – Lisboa
7 – Pedro Lemos – Porto
8 – The Yeatman – Vila Nova de Gaia
9 – Tomo – Algés
10 – Largo do Paço, Casa da Calçada – Amarante

Top 10 Chefs

1 – José Avillez – Belcanto
2 – Leonel Pereira – São Gabriel
3 – Vincent Farges – Fortaleza do Guincho
4 – Hans Neuner – Ocean
5 – Dieter Koschina – Vila Joya
6 – João Rodrigues – Feitoria
7 – Pedro Lemos – Pedro Lemos
8 – Ricardo Costa – The Yeatman
9 – Vítor Matos – Largo do Paço
10 – Vítor Claro – Claro!

Prémio Destaque – Pedro Lemos
Prémio Mesa Diária – Taberna da Rua das Flores

--%>