Fugas - Viagens

  • Bamberg, Jardim das Rosas
    Bamberg, Jardim das Rosas Adriano Miranda
  • Bamberg, Catedral
    Bamberg, Catedral Adriano Miranda
  • Catedral de Nuremberga
    Catedral de Nuremberga Adriano Miranda
  • Catedral de Nuremberga
    Catedral de Nuremberga Adriano Miranda
  • Nuremberga, onde Hitler realizava os seus comícios
    Nuremberga, onde Hitler realizava os seus comícios Adriano Miranda
  • Bamberg
    Bamberg Adriano Miranda
  • Nuremberga, Centro de Documentação
    Nuremberga, Centro de Documentação Adriano Miranda
  • Bamberg
    Bamberg Adriano Miranda
  • Bayreuth, cervejaria
    Bayreuth, cervejaria Adriano Miranda
  • Bayreuth, Ópera Margrave de Bayreuth
    Bayreuth, Ópera Margrave de Bayreuth Adriano Miranda
  • Em Bamberg
    Em Bamberg Adriano Miranda
  • Em Bamberg
    Em Bamberg Adriano Miranda
  • Em Bamberg
    Em Bamberg Adriano Miranda
  • Nuremberga, Centro de Documentação
    Nuremberga, Centro de Documentação Adriano Miranda
  • Bayreuth, Ermitage
    Bayreuth, Ermitage Adriano Miranda
  • Nuremberga
    Nuremberga Adriano Miranda
  • Nuremberga
    Nuremberga Adriano Miranda
  • Bayreuth, a casa de Wagner
    Bayreuth, a casa de Wagner Adriano Miranda
  • Bamberg, Catedral
    Bamberg, Catedral Adriano Miranda
  • Em Bamberg
    Em Bamberg Adriano Miranda
  • Em Bamberg
    Em Bamberg Adriano Miranda

Continuação: página 7 de 8

Nuremberga, bem-vindos à Francónia

Fechado para obras

Luís II pode ter amado Wagner e ter ficado deslumbrado com as suas óperas, mas foi Guilhermina quem convenceu o compositor a deslocar-se a Bayreuth. Mesmo que já estivesse morta há 114 anos, quando este se mudou para a pequena cidade alemã, em 1872. É que Guilhermina da Prússia (1809-1758), que fora obrigada pela família a casar com o margrave de Bayreuth, revolucionou a cidade com a sua cultura e entusiasmo arquitectónico. Construiu palácios e jardins que, ainda hoje, se encontram entre os mais famosos da cidade, e foi ela que mandou erigir o único monumento de Bamberg classificado pela UNESCO. A Ópera Margrave de Bayreuth foi classificada como Património da Humanidade em 2012, por ser “uma obra-prima do barroco” e a “única inteiramente preservada”, de entre as construções similares que foram erigidas no século XVIII. Infelizmente, está fechada.

E este é o senão de visitar Bayreuth nesta altura — parece que metade da cidade está a ser restaurada e, portanto, inacessível aos visitantes. A Ópera Margrave encerrou já em 2012 e a sua magnífica sala de espectáculos em madeira pintada está a ser alvo de um restauro profundo, orçado em 19 milhões de euros, que só deverá estar concluído em 2017. Hoje, quem tentar visitar o espaço, tem acesso a uma exposição sobre Guilhermina e a família italiana Galli-Bibiena (responsáveis por este e uma dúzia de outros teatros similares, embora só o de Bayreuth tenha sobrevivido). Para consolo, embora fraco consolo, as portas da sala de espectáculos, onde decorrem os trabalhos, estão abertas e deixam ver uma ínfima parcela do que será o espaço, mas o resto está coberto por uma tela, que reproduz o resto da sala, oculta por trás dela.

Por isso, nada da magnífica sala que motivou a distinção da UNESCO. E, em finais de Junho, nada de visitar também a casa onde Richard Wagner viveu durante nove anos, até à sua morte, porque o restauro ainda decorria. Havia, contudo, a expectativa de que a habitação pudesse reabrir ainda este mês. Fechada está também a igreja central da cidade (deverá reabrir no próximo ano) e aquele que, porventura, será o mais famoso espaço de Bayreuth, para os amantes da música — a Festspielhaus ou a Casa do Festival.

Wagner pode ter ido a Bayreuth pela curiosidade de conhecer a Ópera criada por Guilhermina, mas o espaço sumptuoso foi imediatamente posto de lado, pelo compositor, como possível palco para a apresentação das suas óperas. Reentra Ingrid: “Ele decidiu logo que a ópera não era suficientemente grande para os seus espectáculos e toda a decoração distraía o público. Wagner queria um espaço em que o palco fosse o único foco de interesse e foi ele quem inventou o fosso de orquestra coberto e a sala escura do auditório, para que o público se concentrasse apenas no que acontecia no palco”, diz.

Wagner conseguiu que lhe doassem um terreno fora do centro, na denominada Colina Verde, e que financiassem (incluindo, claro, Luís II) a construção da primeira e única casa de espectáculos criada exclusivamente para um compositor. A primeira obra a estrear no local foi O Anel do Nibelungo, em 1876, e Wagner só assistiria a mais um festival na sua casa de espectáculos — o da estreia de Parsifal, em 1882. O compositor morreria no ano seguinte.

--%>