Fugas - viagens

Continuação: página 6 de 8

Kiev, a porta da Ucrânia

Muitas vezes ocupada e destruída, Kiev é uma cidade que nunca foi apagada. É o que sentimos percorrendo templos e edifícios sucessivamente arrasados por guerras e depois reconstruídos. A memória desta cidade fundadora é fluída. E uma das chaves para a compreender é decifrar e preencher os vazios dessas sequências de destruição e reedificação, que são a marca de cultura resiliente e de um povo de sobreviventes às fronteiras da geografia e às fronteiras da história.


Estádio Olímpico de Kiev

Capacidade: 70.050 lugares
Capacidade no Euro 2012: 60.000 lugares
Número de jogos: 5

Jogos

Grupo D
11 de Junho: Ucrânia-Suécia
15 de Junho: Suécia-Inglaterra
19 de Junho: Suécia-França
Quartos-de-final 4
24 de Junho: 1.º Grupo D-2.º Grupo C
Final
1 de Julho

É o maior dos oito estádios que vão receber jogos do Euro 2012, sendo, por isso, o local da final. Na Europa de Leste, só o estádio Luzhniki (Moscovo) é maior. Construído em 1923, este recinto foi renovado para receber esta competição, numa obra que custou cerca de 400 milhões de euros.


Guia prático

Como ir

A TAP voa para Kiev às sextas, domingos e terças-feiras e os preços para o início de Junho rondam os 335 ou 375 euros, ida e volta. De Kiev pode voar com a Ukraine International Airlines para Kharkiv por cerca de 127 euros (sem taxas), para Lviv por cerca de 104 euros (sem taxas) ou para Donetsk por perto de 122 euros (sem taxas). Há também ligações internas entre as cidades ucranianas que não obrigam a passar pela capital, mas tendem a ser mais caras.

As viagens de avião entre Kiev e as três outras cidades demoram em média uma hora.

Prevê-se que os novos terminais já estejam operacionais nas quatro cidades ucranianas. O mais atrasado, quando estivemos no país, era o de Kiev. Entre as cidades onde Portugal jogará no âmbito do grupo B, Lviv já estava semi-operacional e Kharkiv plenamente operacional. Em Donetsk, o terminal pago pelo presidente do Shakhtar, Rhinat Akhmetov, está pronto mas só abre a 28 de Maio.

Outros transportes

É possível viajar de comboio dentro da Ucrânia, mas é preciso ter em conta que as distâncias são grandes e as ligações longas. O comboio demora seis horas e meia a ligar Kiev a Lviv (quatro ligações diárias, preços entre as 540 hrvinas, em primeira classe, e 75, em terceira) e seis a ligar a capital a Kharkiov (quatro ligações diárias e duas à noite). A ligação ferroviária para Donetsk dura cerca de cinco horas e meia. Não recomendamos a terceira classe.

Também se pode viajar de autocarro, que sai do próprio aeroporto de Borsipol, pelo menos com destino a Kharkov.

Se pensar em alugar um carro prepare-se para um regresso ao passado e a estradas parecidas com as portuguesas dos anos 1970, com bastantes buracos. Em geral, os ucranianos gostam de guiar depressa.

Em Kiev e Kharkiv não hesite em usar o metro, apesar das dificuldades que decorrem da pouca informação em alfabeto cirílico. Cada viagem custa duas hrvinas (mais ou menos dois cêntimos contra 1,25 euros em Lisboa...) nas duas cidades. Os autocarros também custam duas hrvinas e são outra opção.

--%>