Os táxis são o transporte mais selvagem do país. É preciso regatear preços (ofereça um quarto do valor proposto) e não embarque em qualquer veículo. Há muitos táxis clandestinos. Uma regra que aprendi antes de ir: se transportar malas no porta-bagagem nunca saia do veículo antes do táxi. Há o risco de este arrancar com as malas, tornando inútil o esforço feito para regatear o preço da corrida...
Onde ficar
É possível encontrar alojamento em hotéis de quatro estrelas nas quatro cidades do Euro 2012 a partir dos 50 euros/dia, mas desconfie dos preços demasiado tentadores. Evite os hotéis de três estrelas, que no geral estão longe de ser satisfatórios. Quatro estrelas é o mínimo olímpico, mas dá garantias. Houve notícias de que alguns hotéis iriam aumentar significativamente os preços durante as semanas do Euro, o que levou o Governo e a UEFA a ameaçarem tomar medidas para regular a oferta. Os preços médios que referimos são desta semana, mas se fizer reservas para o mês do Eeuro pode ser que encontre valores mais elevados.
A oferta de hotéis aumentou em todaos as cidades. Se quiser fazer algumas experiências topo de gama, em Kiev recomendamos o Premier Palace, na avenida principal (Tarasa Shevchenka Blvd, 5; Tel.: +044 537 4500; www.premier-palace.com) e, sobretudo, o Hyatt, admiravelmente localizado na colina da catedral de Santa Sofia (Ally Tarasovoi St, 5; Tel.: +044 581 1234; kiev.regency.hyatt.com). Em Donetsk há uma oferta crescente, destacando-se o Shakhtar (Germana Titova Ave., 15) e o Victoria (14 A Mira Avenue), ambos ao pé do Donbass Arena, mas o must da cidade é o clássico Donbass Palace (80, Artyoma Street, Tel.: +38 062 343 43 33; www.donbasspalace.com). Em Lviv, há bastantes hotéis no centro histórico, destacando-se uma nova unidade, o Leonidas. Em Kharkiv, há o Kharkov, um clássico (7 Svobody Square), e o Kharkiv Palace Premier (2, Pravdy Avenue, Tel.: +38 (057) 766 44 45; www.kharkiv-palace.com).
Também é possível alugar apartamentos. Em alguns hotéis, prepare-se para voltar a viver experiências nostálgicas, como por exemplo, como quartos sem chaves magnéticas.
Trocar dinheiro
Uma hrvina vale 0,09 euros e a maneira mais rápida, ainda que aproximada, de fazer os câmbios, é dividir o valor em hrvinas por dez. Trocar dinheiro é fácil, a qualquer horas. Banco, hotéis, lojas e casas de câmbio são opções disponíveis em qualquer uma destas cidades. Tenha atenção às taxas de câmbio, mas não encontrámos grandes discrepâncias.
Comer
A gastronomia ucraniana é interessante, muito à base de sopas, vegetais e legumes. Os ucranianos tomam um pequeno- -almoço substancial e costumam jantar cedo, mas a maioria dos restaurantes serve refeições a qualquer hora, o que é muito prático. As opções são muito variadas e os preços em conta para as bolsas portuguesas. É possível comer por cinco euros nos cafés, que servem refeições ligeiras, ou em buffets onde é possível experimentar muitos pratos diferentes. Nos restaurantes, é possível comer bem por preços entre os dez a 20 euros. As ementas costumam estar em inglês e russo ou ucraniano.