Fugas - notícias

Produção artesanal de Queijo Serra da Estrela (arquivo)

Produção artesanal de Queijo Serra da Estrela (arquivo)

As receitas das 21 nomeadas para as 7 Maravilhas da Gastronomia

Por Maria Antónia Ascensão (organização)

Na verdade, estas 21 iguarias lusas já ganharam. Pelo menos, têm direito à paixão de milhões por cada uma delas. Mais polémica, menos polémica, o certo é que são 21 monumentos da gastronomia portuguesa. Em Setembro, saber-se-á quais são as 7 Maravilhas. Por agora, sugerimos que aprenda a cozinhá-las.

Chefs lusos escolhem as suas 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

Fotogaleria:  Os 21 pratos

Saber mais: Uma memória do comer à portuguesa
por David Lopes Ramos, 21.08.2004


Entradas

Pastel de Bacalhau - Lisboa e Setúbal
No norte do país chamam-lhe bolinho de bacalhau e no centro e sul pastel de bacalhau. A primeira receita oficial desta especialidade tão forte na gastronomia portuguesa surgiu em 1904, no livro "Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bento da Maia", mas desde 1841 que "o bacalhau feito em bolinhos" - como surgiu referido na obra "A Arte do Cozinheiro e do Copeiro" - era fruto de experimentações, quer seja no modo de preparo quer nos ingredientes.
Receita

Para 6 a 8 pessoas: 500g de bacalhau limpo de peles e espinhas; 300g de batatas cozidas; 3dl de leite; 4 ovos; 1g de pimenta moída; 1 ramo de salsa picada miúdo.
Esmaga-se o bacalhau num almofariz ou passa-se pela máquina de picar carne. Deita-se numa tigela grande, misturando-se com uma colher de pau as batatas, passadas por um esmagador, o leite, as gemas dos ovos e a pimenta até ficar tudo numa massa lisa e homogénea. De seguida juntam-se quatro claras batidas em castelo e a salsa picada.
Rectificam-se os temperos de sal e pimenta e com duas colheres, de sopa ou de sobremesa, tiram-se bocados de pasta fazendo-se bolas redondas ou com a forma de ovos e fritam-se em azeite fino muito quente, deixando escorrer depois de fritos num passador.
Fonte: www.gastronomias.com

Queijo Serra da Estrela - DOP - Beira Interior / Beira LitoralReferido em obras de escritores como Gil Vicente e Eça de Queirós, o queijo da Serra da Estrela começou por ser um produto consumido apenas por pastores. Só a partir dos finais do século XIX é que passou a manjar servido em quadras festivas e motivo para sentar os amigos à mesa. Devido às qualidades que o individualizam, está reconhecido como DOP (Denominação de Origem Protegida) em todo o espaço Europeu, tendo arrecadado várias medalhas de ouro em concursos internacionais.
Preparação
Para ter direito à denominação Serra da Estrela, tem de ser confeccionado com leite inteiro cru de ovelha bordaleira, raça Serra da Estrela, cardo (flor seca de uma alcachofra, agente coalhador do leite) e sal.
Segundo a descrição da Confraria do Queijo Serra da Estrela, os genuínos são assim: A crosta deve ser lisa, bem formada, fina, inteira, cor amarela palha clara, uniforme. A forma e consistência do queijo deverá ser regulamentar com abaulamento lateral e um pouco na face superior, sem arestas; consistência semimole com alguma flutuação. Som maciço ou ligeiramente timpânico. A textura e cor da massa deve ser bem ligada, fechada ou com alguns olhos, medianamente amanteigada; cor branco marfim uniforme. O sabor e aroma devem revelar um "bouquet" suave, limpo, ligeiramente acidulado.
Fonte: David Lopes Ramos (Público)

Alheira de Mirandela (IG) - Trás-os-Montes e Alto Douro
As alheiras mais consumidas e conhecidas são as de Mirandela. Este enchido tradicional fumado, tem formato de ferradura, uma cobertura de tripa natural, de vaca ou de porco, e no interior uma pasta fina de pedaços de carnes desfiadas. Reza a história que foram inventadas pelos judeus portugueses como artimanha para escaparem às malhas da inquisição. Como a sua religião os impedia de comer porco substituíram-na por carnes como vitela, coelho, peru, pato galinha e por vezes perdiz, envolvidos por uma massa de pão que lhes conferia consistência.
Ingredientes:
Os principais ingredientes são a carne e gordura de porco, a carne de aves (galinha e/ou peru) e pão de trigo, o azeite e a banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Podem ainda ser usados como ingredientes a carne de animais de caça, a carne de vaca e o salpicão e/ou o presunto envelhecidos. Consomem-se depois de assadas em brasa suave ou depois de fritas num pouco de azeite e na gordura que vão largando.
Fonte:
http://www.cm-mirandela.pt

--%>