-
1931 Pierce-Arrow Model B125 Roadster. O desportivo. Resultado da fusão entre a Pierce-Arrow e a Studebaker, que permitiu o desenvolvimento de motores de oito litros. Tom Wood/RM Sotheby's
-
Uma colecção avaliada em 11 milhões de euros cujo leilão, em lotes sem reserva, atrai coleccionadores de todo o mundo Rui Gaudêncio
-
1911 De Tamble Model G Roadster. O mais antigo. €50.000 - €60.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1912 Ford Model T Torpedo Runabout. O imaculado. Um popular Torpedo Runabout, restaurado em azul escuro, a cor padrão do Model T antes da adopção do preto, em 1913. Imaculado e com todos os detalhes bem tratados, destaca-se o interior forrado em pele. Pelo facto de o volante surgir à direita, calcula-se que terá sido entregue novo no Reino Unido, vindo posteriormente para Portugal. €20.000 - €30.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1925 Amilcar CGS. O francês emblemático. Um inesperado talento, criado por Joseph Lamy e Emile Akar, que levou o primeiro a considerar a produção de uma variante realmente desportiva. Muitos vezes descrito como o mais emblemático desportivo francês, o Amilcar deve o seu nome aos fundadores. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1925 Amilcar CGS. Com uma velocidade máxima de 120 km/h, tornou-se bastante popular na competição, particularmente no Reino Unido. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1925 Amilcar CGS. Foi matriculado em Portugal em 1973. €40.000 - €50.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1931 Bentley 8-Litre Tourer. O musical. O carro com que a Bentley pretendia derrotar a rival Rolls Royce e com o qual colocou os fãs da primeira a “ouvirem música” — o tubo de escape estava revestido em amianto, por sua vez envolto em alumínio, para reduzir a ressonância. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1931 Bentley 8-Litre Tourer. Este exemplar, o 11º a ser completado, estreou-se em Singapura, com o empresário Eu Tong Sem aos comandos (graças ao qual ficou conhecido por “berlina do harém”). Tom Wood/RM Sotheby's
-
1931 Bentley 8-Litre Tourer. Em ano de centenário da marca, esta é uma das estrelas do leilão. €700.000 - €800.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1931 Pierce-Arrow Model B125 Roadster. Note-se que este foi o carro que tornou possível conjugar o conceito desportivo com o emblema Pierce-Arrow. €140.000 - €180.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1931 Pierce-Arrow Model B125 Roadster. Este Model B125 Roadster exibe as emblemáticas características da marca: faróis montados nos guarda-lamas, três farolins traseiros agrupados e o arqueiro como mascote de radiador. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1938 Talbot 3-Litre Tourer. O sobrevivente. Um raro sobrevivente da indústria automóvel britânica, no período imediatamente anterior à II Guerra Mundial. O modelo, equipado com motor de 3181 cc, com cabeça em liga de alumínio, proporcionava um excelente desempenho. €20.000 - €30.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1939 BMW 327 Coupé. O celebrado. Numa combinação em dois tons de verde, com interior em pele castanha, um encantador exemplar de um dos mais celebrados BMW do período pré-Guerra. €120.000 - €150.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1939 BMW 327 Coupé Tom Wood/RM Sotheby's
-
1939 BMW 327 Coupé Tom Wood/RM Sotheby's
-
1939 Delahaye 135M Cabriolet By Chapron. O presente. Um dos 40 faustosos automóveis manufacturados, entre 1937 e 1939, foi uma encomenda especial de Tristão Guedes de Queiroz. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1939 Delahaye 135M Cabriolet By Chapron. O segundo marquês da Foz adquiriu-o para dar de presente à sua mulher, Mariana Brandão de Melo Magalhães, por ocasião do nascimento da filha de ambos. €400.000 - €450.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
Detalhe interior do Delahaye 135M Cabriolet By Chapron Tom Wood/RM Sotheby's
-
1947 HRG Aerodynamic By Fox & Nicholl. O competidor. Este HRG competiu em diversas provas portuguesas, incluindo três edições do Rali Internacional de Lisboa, entre 1948 e 1950, sendo que o seu melhor resultado foi um 5º. lugar na geral e a vitória na classe, em 1949. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1947 HRG Aerodynamic By Fox & Nicholl. O seu último evento foi a Rampa do Gradil de 1951, onde terminou em 5º. lugar da classe. €180.000 - €250.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
O HRG Aerodynamic numa foto de época Cortesia de Adelino Dinis
-
O HRG Aerodynamic numa foto de época Cortesia de Adelino Dinis
-
1951 DB Type HBR Cabriolet. A referência. Os DB eram, nas categorias de cilindrada mais baixa, uma referência do automobilismo na década de 1950. E este exemplar concreto não é excepção. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1951 DB Type HBR Cabriolet. O modelo foi entregue novo ao piloto amador José Emídio da Silva, que o utilizou com muito sucesso num conjunto ecléctico de provas. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1951 DB Type HBR Cabriolet. O carro participou nas provas de circuito, rampas e ralis, que compunham o panorama automobilístico português, no início dos anos 1950. €70.000 - €90.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1951 Simca 8 Sport Cabriolet. O elegante. Um dos modelos que criou dificuldades aos Delahaye e Talbot, quatro vezes mais caros, nos concursos de elegância franceses, e que teve tal popularidade que a Facel, encarregue pela produção, não conseguiu durante um tempo dar conta das encomendas. €80.000 - €100.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1951 Volkswagen Beetle Split-Window. O clássico. Ícone da cultura popular e um dos automóveis mais importantes do século XX. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1951 Volkswagen Beetle Split-Window. O Carocha foi um dos modelos mais vendidos de sempre (mais de 21 milhões de unidades), surgindo aqui na cobiçada versão Split Window. €40.000 - €60.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1955 Ford Thunderbird. O distinto. Um automóvel distinto e luxuoso, que criou, na década de 1950, um segmento de mercado específico nos EUA. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1955 Ford Thunderbird. O equipamento de série incluía direcção assistida ou até mesmo bancos de regulação eléctricos – um mimo para a época. €30.000 - €40.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1955 WD Denzel 1300. O raro. Um dos 30 sobreviventes conhecidos dos cerca de 65 WD Denzel 1300 construídos que esteve presente em algumas provas de velocidade e de ralis, tendo a sua melhor classificação sido obtida no Rali São Pedro de Moel, em Agosto de 1956. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1955 WD Denzel 1300. Já neste século, após restauro, foi apresentado no prestigiado Cascais Concours ’Elegance. €380.000 - €450.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1956 Lancia Aurelia B24s Convertible By Pinin Farina. O revolucionário. Com soluções técnicas inovadoras — como a carroçaria monobloco, a suspensão independente nas quatro rodas e o primeiro motor V6 produzido em série —, esta versão descapotável saiu dos estúdios da Pinin Farina. O radical descapotável de dois lugares foi ainda protagonista no filme A Ultrapassagem (1962), de Dino Risi. €220.000 - €280.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1958 Peugeot 403 Cabriolet. O actor. O Peugeot 403 Cabriolet foi estrela da série Columbo, sendo conduzido pelo próprio detective a quem Peter Falk dava vida. Desenhado por Pininfarina, era movido por um motor de quatro cilindros de 1468 cc. €20.000 - €30.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1959 Vespa 400. O microcarro. A Piaggio, famosa pela sua icónica scooter, lançou o microcarro 400 no Mónaco, em 1957, obtendo uma resposta entusiástica. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1959 Vespa 400. A estrutura era um monobloco, com uma suspensão única. €20.000 - €30.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1960 Chevrolet Corvette. O icónico. Pintado em vermelho Roman, com flancos brancos e interior encarnado a combinar, este é um dos 10.261 Corvette produzidos pela GM, na sua fábrica de St. Louis, no Missouri, em 1960, e um notável exemplar do icónico desportivo americano. €60.000 - €80.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
Detalhe do interior encarnado Tom Wood/RM Sotheby's
-
1961 Jaguar E-Type Series I 3.8-Litre Fixed-Head Coupé. O primeiro coupé. Um dos primeiros 100 E-Type Coupé, quase integralmente produzidos à mão na fábrica da Jaguar, em Coventry, Reino Unido, e um dos mais antigos a revelarem um chão direito que, achava-se, beneficiava a aerodinâmica. €140.000 - €160.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1964 Citroën 2cv 4x4 ‘Sahara’. O aventureiro. O Citroën 2CV foi um dos automóveis mais populares na Europa no século passado. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1964 Citroën 2cv 4x4 ‘Sahara’. Neste caso, é apresentada a inusitada versão Sahara, com dois motores independentes que permitiam apresentar tracção integral. €80.000 - €100.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1964 Porsche 356 C 1600 SC Coupé By Karmann. O último. Exemplar da série C que seria a última geração do 356. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1964 Porsche 356 C 1600 SC Coupé By Karmann. O topo de gama SC tornou-se, na época, o mais potente modelo Porsche, tendo sido entregue novo em Lisboa. €80.000 - €110.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1965 Ford Mustang Convertible. O selvagem. A combinar com a natureza selvagem do animal que ostenta no emblema, um dos poucos modelos da primeira geração que chegaram à Europa. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1965 Ford Mustang Convertible. O motor de seis cilindros em linha debita 120cv. €30.000 - €40.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1966 Mercedes-Benz 600 Sedan By Chapron. O cultural. Corria o ano de 1966 quando Nubar Gulbenkian, primogénito de Calouste, decidiu que o seu Mercedes-Benz 600 devia ter tecto panorâmico. A marca alemã recusou, mas Nubar não se incomodou por isso: encomendou uma carroçaria ao atelier de Henri Chapron e ganhou um automóvel de características únicas. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1966 Mercedes-Benz 600 Sedan By Chapron. Além do tejadilho panorâmico, apresenta detalhes pouco habituais: o tablier não tem madeira (foi substituída por pele), há suportes especiais para cachimbos ou um minifrigorífico. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1966 Mercedes-Benz 600 Sedan By Chapron. Chegou a Portugal também de uma forma pouco ortodoxa: o automóvel foi deixado em testamento por Nubar Gulbenkian ao seu jardineiro português. €300.000 - €400.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1967 Fiat Dino Spider. O desejado. Um dos descapotáveis italianos mais desejados. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1967 Fiat Dino Spider. O modelo foi criado em meados dos anos de 1960 como parte de um acordo entre a Fiat e a Ferrari para homologar um motor de seis cilindros para Fórmula 2. €60.000 - €80.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1967 Porsche 911 S Coupé. O brilhante. Para os admiradores dos primeiros Porsche 911, um representante da versão mais potente. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1967 Porsche 911 S Coupé. Com 160cv, acelerava dos 0 aos 100 km/h em sete segundos!. €150.000 - €180.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1971 Lotus 69. O talentoso. Conduzido pelo talentoso especialista Lotus, Ernesto Neves, um vitorioso, tendo conseguido distinguir-se na Rampa da Pena, no Circuito de Montes Claros (no Parque de Monsanto), em Vila do Conde e no Autódromo do Estoril. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1971 Lotus 69. Em 1972, competiu na Formula Ford World Final, integrada no programa da corrida John Player Challenge Trophy, onde alcançou um brilhante 7º. Lugar. €20.000 - €30.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1972 Porsche 911 E. O confortável. Um E Targa de 1972, que capta as atenções dos entusiastas da marca e cujo motor original foi substituído por outro de 1973, da mesma especificação. €70.000 - €100.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1972 Alpine-Renaut A110 1300. O entusiasta. Ícone do desporto automóvel francês para toda uma geração de entusiastas dos ralis, um exemplar em especificação de rali/estrada, que inclui cintos de três pontos, faróis Cibie adicionais e pneus maiores. €60.000 - €80.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1973 Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring. O especial. Um dos cinco exemplares entregues por encomenda especial em Signal Orange com interior em couro preto. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1973 Porsche 911 Carrera RS 2.7 Touring. A unicidade do modelo foi celebrada no livro “50 Anos da Porsche em Portugal”. €450.000 - €550.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1986 Ferrari 328 GTB. O veloz. Com uma saudável potência de 270cv, garante uma velocidade máxima de 270 km/h e cumpre os 0-100 km/h em apenas 5,5 segundos. €70.000 - €90.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
1990 BMW M3 Cabriolet. O excepcional. O M3 Cabriolet de 1990 beneficia da versão de 212 cv do motor S14 de 2,3 litros da BMW, que se tornou o padrão na versão europeia do M3. Tom Wood/RM Sotheby's
-
1990 BMW M3 Cabriolet.É ainda hoje considerado um dos melhores automóveis focados na experiência de condução da década de 1980. €60.000 - €90.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
2001 BMW Z8. O 007. Foi protagonista ao lado de Pierce Brosnan em "007 - O Mundo Não Chega" (1999) e depressa impressionou pelos seus atributos que conseguiram, até, ultrapassar o Ferrari 360 Modena em testes de aceleração. €150.000 - €180.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
2007 Fiat Panda Cross 4x4. O fora da caixa. Entre tantos clássicos e raridades, o Panda Cross 4x4 parece carta fora do baralho. No entanto, este poderá ser um dos clássicos futuros. €5.000 - €10.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
2017 Aston Martin V8 Vantage AMR. O futurista. Mais um agente secreto, desta feita ao serviço do "Bond" Daniel Craig. Tom Wood/RM Sotheby's
-
2017 Aston Martin V8 Vantage AMR. Sendo um dos exclusivos 200 exemplares, apresenta-se com uns expressivos 430cv. €100.000 - €130.000 Tom Wood/RM Sotheby's
-
“Esta não é a minha primeira colecção de carros, e certamente não será a última”, diz Sáragga Rui Gaudêncio
-
“Todos os veículos estão prontos para ir para a estrada: a trabalhar e legais” Rui Gaudêncio
-
Em 127 propostas há muita diversidade e carros para todos os gostos Rui Gaudêncio
-
A maioria apresenta-se como de origem Rui Gaudêncio
-
Numa colecção avaliada em 11 milhões de euros há ainda preços para todas as carteiras Rui Gaudêncio
-
Rui Gaudêncio
Um leilão inédito no Alentejo com mais de uma centena de automóveis históricos. Criações marcantes, exemplares únicos, todos em estado impecável. É a colecção milionária de Ricardo Sáragga.
Fotogaleria de Carla B. Ribeiro