-
O Honda Civic Type R de 2023 poderá ser o último de uma história com mais de 25 anos, continuando a ser um dos mais velozes com tracção dianteira, com 315cv às 6500 rpm e um binário máximo de 420 Nm, disponível entre as 2600 e as 4000 rpm DR
-
O plug-in hybrid BMW XM promete cumprir a aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Para tal, apresenta um sistema híbrido que conjuga um motor 4.4 biturbo de 8 cilindros em V a um potente motor eléctrico, alimentado por uma bateria de iões de lítio de 25,7 kWh úteis. O conjunto debita 653 cv e um binário máximo de 800 Nm DR
-
O Aiways U6 é um SUV coupé 100% eléctrico que acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos DR
-
O Audi Q6 e-tron é um novo crossover 100% eléctrico, irmão do Porsche Macan, com o qual partilha plataformas e vários componentes e soluções tecnológicas, sendo expectável que surja com credenciais semelhantes: 612cv e um binário máximo de 1000 Nm, com uma grande bateria para oferecer autonomia alargada DR
-
O BMW iX1 chega com 313cv e bateria para mais de 430 quilómetros DR
-
O BYD Atto 3 é um SUV compacto com motor a debitar 204cv e bateria de 60,5 kWh para uma autonomia de 420 quilómetros
-
O BYD Han é um desportivo eléctrico com 517cv, que acelera de 0 aos 100 km/h de 3,9 segundos e que consegue percorrer até 520 quilómetros com uma única carga DR
-
O BYD Tang, um SUV de sete lugares, é servido por dois motores a debitarem 517cv e alimentados por uma bateria para 400 quilómetros DR
-
O icónico Ford Bronco vai chegar pela primeira vez à Europa DR
-
O Volvo EX90 promete ser o mais seguro de sempre da marca sueca DR
-
2023 é o ano do lançamento do primeiro eléctrico na história da Jeep. O Avenger é um automóvel compacto, que, com uma bateria de 54 kWh, é proposto com motor de 156cv DR
-
O enorme Kia EV9, com quase cinco metros de comprimento e uma distância entre eixos de mais de três metros, posiciona-se como o topo de gama da marca sul-coreana (a imagem é de uma versão pré-produção) DR
-
A nova geração do Mitsubishi ASX é proposta com uma mecânica full-hybrid (um motor de 1,6 litros a gasolina associado a dois motores eléctricos) e uma plug-in, que recorre a uma bateria de 10,5 kWh para uma autonomia eléctrica de 50 quilómetros (se lhe parecer muito com um Captur não estranhe; é irmão, quase gémeo) DR
-
O Polestar 3 é “um SUV sem o ser”, ao apresentar uma posição de condução elevada, assim como uma ampla abertura das portas para facilitar entradas e saídas, mas dispensando as formas que os fazem ser percepcionados como “perigosos, agressivos e gastadores” DR
-
O Smart #1 marca uma nova vida da marca conhecida pelos microcarros. Neste caso, com 4,27 m de comprimento, há cinco portas e cinco lugares DR
-
Um desportivo que ainda não se rendeu à electricidade é o BMW M2, que se apresentará com um motor de 6 cilindros em linha, com 3 litros. Neste caso, os 460 cv são entregues ao eixo traseiro, ficando a gestão entregue a uma Steptronic de 8 velocidades. Mas, para os mais puristas, ainda será possível encomendar um M2 com caixa manual. Com a primeira, acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos, precisando de mais duas décimas com a segunda. DR
-
O elegante Hyundai Ioniq 6 será proposto nas versões de 53 kWh e tracção traseira e de 77,4 kWh, com tracção integral, graças à inclusão de um segundo motor DR
Em 2023, alguns modelos serão descontinuados, abrem-se caminhos a novas propostas, dominam os veículos movidos a electricidade. E até há uma marca em estreia. Acelere para as novidades.